Rádios On-line
LIXO

Moradores que descartam lixo de forma inadequada estão sujeitos à multa

Se descartado de forma inadequada, a multa pode chegar até R$ 5mil

24 MAR 2021 - 16h:30Por Daiana Oliveira

O descarte inadequado de resíduo tem se mostrado um problema crônico em Três Lagoas, mesmo com as campanhas de conscientização, sobretudo a possibilidade de autuações e multas.

Se descartado de forma inadequada, a multa pode chegar até R$ 5 mil e mesmo diante da penalidade é comum encontrar pontos em diversos bairros da cidade que se tornam depósito de resíduo inadequado, gerando transtorno aos moradores do entorno e adjacências por haver restos de comida e afins.

Mas, mesmo em pontos destinados a descarte de resíduos sólidos, há também lixo orgânico exposto, e outros resíduos descartados de forma irregular. Materiais de construção por exemplo, móveis velhos e animal morto que com a decomposição é alvo de bichos peçonhentos.

“Existe coleta pública em todo perímetro da cidade de Três Lagoas, tanto de material reciclável quanto resíduo comum, não têm justificativa a pessoa que não dar a destinação correta”, diz Maysa Costa, diretora de Educação Ambiental

A coleta regular é feita porta a porta. “O munícipe só tem o trabalho de embalar e destinar corretamente para aguardar a coleta pública”, reforça.

A secretaria de Meio Ambiente fornece canais para denúncias através do telefone (67) 3929 -1852 e também via e-mail: [email protected]

Segundo informações do departamento de Educação Ambiental as fiscalizações permanecem constantemente, no período de pandemia, justamente por se enquadrar como serviço essencial.

“A fiscalização contempla a parte de saúde pública, pois com esta situação há chance de contaminação e proliferação de vetores com a disposição inadequada. Além disto, muitas pessoas jogam lixo em vias públicas e com as chuvas e ventos ele pode chegar aos bueiros e outros cursos d’água aqui do município” explica Maysa Costa.

Deixe seu Comentário