RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Moradores alegam que ruas foram alagadas por problemas no piscinão

Sistema de bombeamento não estaria funcionando, no bairro Jardim Mirassol, em Três Lagoas

Por André Barbosa
03/10/2017 • 08h00
Compartilhar

Moradores do Jardim Mirassol, em Três Lagoas, bem como o Paranapungá e adjacências reclamam de um problema corriqueiro e crescente, a inundação das ruas, em sua maioria, de terra, causada pelo transbordo do piscinão local, em dias de chuva. Os populares denunciaram que o sistema de bombeamento da água não estaria funcionando, sendo um dos principais motivas para os frequentes alagamentos e danos nas vias públicas. Frequentemente, carros atolam ou são danificados e, mesmo com reclamações diretamente a Prefeitura, nada foi feito até o momento.

Na segunda-feira (2), era praticamente impossível transitar pelas proximidades do piscinão do Mirassol. Alguns carros tiveram que ser removidos com ajuda de um caminhão de propriedade de um dos moradores do bairro. Conforme noticiado no JPNEWS, uma das viaturas da TVC caiu em um buraco rua Capitão Bernardo Antonio Leite e, após quase uma hora, foi retirada do local, com apoio dos moradores. Os profissionais que ocupavam o veículo, nada sofreram. Já o carro sofreu danos externos, além de ter seu interior invadido pela água e lama.

A reportagem flagrou o momento em que a água vazava de dentro do piscinão, para as ruas no entorno, com considerável correnteza. “Desde antes do piscinão, sofríamos com os alagamentos. Após sua construção, o problema diminuiu, mas ainda persiste. Agora que as bombas não funcionam, piorou novamente. É tanto descaso, que desistimos de correr atrás da Prefeitura. Vez ou outra, algum morador ainda despeja cascalho nas ruas, caso o contrário, ninguém conseguiria sequer, chegar até aqui”, disse o pedreiro José Valdemir de Lima.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O clima era de revolta no local. Muitas pessoas se reuniram para reclamar da falta de assistência do Poder Público Municipal. “A bomba do piscinão está parada há tempos. Ligamos na Prefeitura e disseram que iam verificar. Reclamamos das ruas e os alagamentos e disseram que iriam fazer um estudo para resolver. Até agora, nada foi feito. Estão esperando acontecer uma fatalidade, para tomar providências. É sempre assim. Enquanto isso, a água entra nas casas, os carros atolam e as pessoas correm riscos”, disse o morador Soeres Rodrigues dos Santos.

Logo após a retirada da viatura da TVC, do buraco defronte ao piscinão, um dos residentes colocou um galho de árvore para demarcar o local, afim de evitar novos acidentes. No mesmo dia, pela manhã, outro carro, uma van, caiu na mesma cratera e foi socorrida por um caminhão de um dos vizinhos.

 

Outro Lado

Em nota, a Prefeitura respondeu que ‘Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), a bomba que estava no piscinão do Bairro Mirassol/ Paranapungá, era velha e estava em seu ciclo final de vida útil e, por conta disso, não conseguia drenar a quantidade de água que uma bomba nova conseguiria. No entanto, essa bomba já foi trocada por uma nova, sendo que o novo maquinário passou a funcionar por volta das 10h30 desta segunda-feira (02). Vale lembrar que, a bomba de um piscinão não funciona, necessariamente, durante a chuva e sim após essa acabar, com isso e, diminuindo o fluxo de água no sistema de drenagem de água pluvial, a bomba é acionada para que o excesso de água seja levada para fora dessa lagoa de contenção’.

A Prefeitura prometeu ainda, resolver o problema dos buracos nas vias, mas não estipulou prazo efetivo. ‘Em relação aos buracos, o Departamento de Serviços Públicos (DSP) está atuando em toda a cidade com a recuperação asfáltica, mais conhecida como “Operação Tapa Buraco”, porém a chuva atrapalha a execução do serviço, bem como aumenta a demanda de reparos. Esse bairro, em específico, será reparado dentro do cronograma previsto, lembrando que o setor atende primeiramente os pontos mais problemáticos’. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas