Rádios On-line
8030
LIGAÇÕES CLANDESTINAS

Moradores são notificados por ligações irregulares em rede de esgoto

Secretaria de meio Ambiente já notificou 21 moradores do bairro Interlagos

3 JUL 2017 - 15h:48Por Ana Cristina Santos

A Secretaria de Meio Ambiente notificou 21 moradores do bairro Interlagos por ligações de águas pluviais na rede de esgoto, ou em fossa séptica. Segundo o secretário da pasta, Celso Yamaguti, o morador tem que dar a destinação correta para as águas pluviais, não podendo jogar na rede de esgoto e nem em fossa séptica.

Em março deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente e a Sanesul realizaram vistorias em 276 imóveis do bairro para verificar possíveis irregularidades em relação a essas ligações. “Desse total, 21 moradores foram notificados. Orientamos os moradores que utilizam fossa séptica para utilizarem a rede de esgoto, até para que não haja a contaminação do solo. Além disso, detectamos ligações de água pluvial na rede de esgoto, que acaba recebendo uma sobrecarga, pois ela foi construída para receber água das residências e não das chuvas”, explicou.

De acordo com o secretário, foi feita a notificação e dado um prazo para os moradores regularizarem a situação. “Não foi aplicada multa inicialmente, até porque, alguns compraram as residências e já existia o problema, ou tem aqueles que alugaram as casas. Agora, se os proprietários não tomarem as providências dentro dos prazos estabelecidos, serão multados, conforme estabelecido em lei”, adiantou.

Yamaguti informou que às ligações clandestinas sobrecarregam a rede coletora de esgoto, por isso que, em alguns casos, ocorre vazamento nas tubulações da Sanesul, nas proximidades da Lagoa Maior. Em épocas de chuvas, esse esgoto acaba transbordando e indo para dentro da Lagoa. 

Ainda de acordo com Yamaguti, a Secretaria de Meio Ambiente tem preocupação, não apenas com os animais, mas com outras questões relativas à Lagoa Maior. Na semana passada, a secretaria retirou três jacarés do local para evitar possíveis acidentes com pessoas que frequentam a Lagoa Maior, principalmente crianças. O próximo passo, segundo o secretário, é dar início ao processo para realizar o Plano de Manejo da Lagoa. 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651