RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Moro defende condenação em segunda instância no ‘Roda Viva’

Juiz responsável pela Operação Lava Jato falou também que qeustão vai além do caso do ex-presidente Lula

Por Sergio Colacino
27/03/2018 • 15h21
Compartilhar

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, foi o entrevistado desta segunda-feira (26) no programa Roda Viva, da TV Cultura. O magistrado defendeu a prisão imediata de condenados em segunda instância e falou sobre a relação com a imprensa e o benefício do auxílio-moradia para juízes.

Segundo Moro, o sistema judicial brasileiro é “extremamente generoso” com recursos e esperar até o último julgamento para determinar que um réu cumpra sua pena pode levar à impunidade. Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar a prisão após condenação em segunda instância, sem torná-la obrigatória, por 6 votos a 5. No dia 4 de abril, o STF vai julgar um pedido do ex-presidente Lula – condenado no caso do Triplex do Guarujá – para cumprir a pena em liberdade até que todos os recursos sejam julgados.

 “O problema transcende muito a questão do ex-presidente Lula. Eu fiz um levantamento na 13ª Vara Federal [em Curitiba], onde trabalho, e são 114 execuções de condenações confirmadas em segunda instância desde esse precedente, em 2016. E aí se tem, principalmente, casos de crimes contra a administração pública, apenas 12 relacionados à Lava Jato. Tem lá peculatos milionários, dinheiro que faz falta para a população. Mas não é só isso, temos lá traficantes, tem pedófilo, doleiros. Uma revisão desse precedente teria um efeito prático muito ruim e passaria uma mensagem errada”, afirmou Moro.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auxílio-moradia

Na entrevista, Moro também defendeu o pagamento de auxílio-moradia para juízes, mesmo tendo moradia própria. “É questionável [o benefício], mas existe uma situação que, ao meu ver, deveria ser abordada pela imprensa, que é o fato de que os subsídios dos magistrados deveriam ser reajustados anualmente e isso não ocorre há três anos. E em uma perspectiva um pouco mais ampla, falar de salário de juízes é um pouco antipático porque estamos em um país bastante desigual”, disse.

Questionado sobre a relação com a imprensa e o fato de ter liberado gravações de investigados durante a operação, Moro afirmou que era importante que “as pessoas soubessem o que estava acontecendo nos processos”. “Nós temos um sistema judicial que não funcionava muito bem e poderia ser permeável a influências indevidas. Essa divulgação, essa transparência teve como objetivo mobilizar a opinião pública e evitar a obstrução da Justiça”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas