RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Morre Fuad Atala, ex- editor do JP

Jornalista tratava de um câncer há três anos

Por Redação
25/05/2019 • 08h23
Compartilhar

Morreu ontem, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o jornalista Fuad Atala, de 86 anos. Três-lagoense, filho do comerciante Elias Atala e Zaira Jorge Atala, Fuad foi redator-chefe do Jornal do Povo no início dos anos de 1990. O jornalista tratava de um câncer havia três anos. O enterro está previsto para as 11h deste sábado, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Fuad era reconhecido como “mestre” de geração importante do jornalismo carioca. Desembarcou no Rio, em 1953, com objetivo de cursar Medicina. Não conseguiu. Também tentou aprovação em vestibular em Ciências Biológicas, na atual Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e acabou trabalhando como revisor de textos no extinto jornal Correio da Manhã para reforçar o orçamento doméstico, quando sua mãe já era viúva.

Da experiência no Correio, ingressou no jornalismo e acabou deixando a pretensão de ser médico. Percorreu na imprensa carioca os caminhos de um jornalista capaz e respeitado, assumindo várias funções de chefia nos jornais que trabalhou, como O Globo, Última hora, Jornal do Commercio e nas revistas Seleções e Manchete. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retornou a Três Lagoas no início da década de 1990 para cuidar da mãe Zaira, o que ocorreu até sua morte. Nesta época, o diretor-geral do Jornal do Povo, Rosário Congro Neto, fez um convite parra assumir a redação, o que só veio a acontecer seis meses depois, quando Fuad concluiu um projeto gráfico para jornal Folha da Região, de Araçatuba. “Valeu a pena esperar”, diz Rosário. 

“Fuad deu grande contribuição ao Jornal do Povo, modernizando a diagramação e criando seções, além de contribuir com orientação editorial, quando foi lhe dada esta autonomia. Foi um salto no tempo”, acrescentou Rosário.

Fuad permaneceu à frente da direção do jornal até a morte de sua mãe. Depois, retornou ao Rio de Janeiro. “Fuad, como pessoa, foi sempre educado e cortês; cativava pela cultura e capacidade a todos que com ele conviviam. Deixa uma viva lembrança de jornalista competente e extremamente dedicado às funções que lhe eram atribuídas. Registramos sua utilíssima passagem entre nós, desejando que na nova morada, receba as bênçãos do Criador”, finalizou Rosário Congro Neto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas