Rádios On-line
7924
Prefeitura Folclore 14 a 180819
LUTO

Morre o primeiro governador eleito por Mato Grosso do Sul

Wilson Barbosa Martins morreu nesta terça-feira aos 100 anos de idade

13 FEV 2018 - 09h:33Por Ana Cristina Santos

Morreu na madrugada desta terça-feira (13), em Campo Grande, aos 100 anos de idade, o primeiro governador eleito por Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins.

O ex-governador estava com a saúde debilitada e há alguns anos realizava tratamento em sua residência.

Ele vinha enfrentando problemas de saúde há alguns anos e realizava tratamentos em sua residência.

Martins foi eleito prefeito de Campo Grande em 1959. Em 1962, elegeu-se deputado federal por Mato Grosso. Já no segundo mandato, quando o governo militar outorgou o Ato Institucional Número Cinco (AI-5), o que levou ao fechamento do Congresso Nacional e à cassação de mandatos parlamentares, em 1969 Wilson teve os direitos políticos suspensos por dez anos, o que levou de volta à advocacia, em Campo Grande.

Em 1982, na primeira eleição direta, Wilson foi eleito governador do Mato Grosso do Sul. Em março em 1983, tendo como vice o então deputado estadual Ramez Tebet, assumiu o cargo.

Em 1986, renunciou ao cargo para sair candidato ao Senado, sendo eleito, o que levou Ramez Tebet assumir o governo do Estado. Em 1995, assumiu o cargo de governador pela segunda vez.

HOMENAGEM

Em junho do ano passado, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) subiu à tribuna do Senado para homenagear Wilson Barbosa, ao completar 100 anos.

Simone destacou a trajetória de vida de Martins e ressaltou a importância dele para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil. “Wilson era homem de poucas palavras porque a sua história de vida já falava por ele. Sempre espírito democrático, se impunha por meio de palavras objetivas e consistente”, disse a senadora ao relembrar momentos da vida de Martins.

Ainda de acordo com a senadora, Wilson Barbosa “não se contentou em apenas viver e contar a história, mas em fazer história”. Ela afirmou que ele era um estadista, reconhecido como um dos maiores homens públicos do Estado pela sua responsabilidade, ética, honestidade.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
BAND
7300