RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Morte de peixes na Lagoa Maior gera alerta ao Meio Ambiente

Secretaria está investigando motivos de mortandade de peixes no local

Por Tatiane Simon
02/08/2019 • 08h07
Compartilhar

Morte de algumas espécies de peixes, inclusive filhotes, como tilápias, carás e lambaris na Lagoa Maior, em Três Lagoas, tem chamado a atenção dos moradores e também da Semea (Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio). Segundo a pasta, que está atenta ao fenômeno da mortandade. 

De acordo com o fiscal ambiental da pasta, Flávio Fardin, ainda é cedo para afirmar com precisão o motivo. "Mas a principal suspeita pode ser a baixa oxigenação da água, causada pelas condições climáticas do momento, como a falta de chuvas e aumento na proliferação de microrganismos aquáticos que acabam consumindo o oxigênio dissolvido. Se fosse provocada por algum tipo de produto tóxico, a mortalidade também ocorreria nas aves que aqui vivem e acabam se alimentando dos peixes”, comentou o fiscal ambiental.

Como informou Flávio, entre as medidas já adotadas, foi realizada a medida do pH (Potencial Hidrogeniônico) em alguns pontos da lagoa, porém verificou-se que para este parâmetro as condições estão normais. Será coletada água para uma análise mais complexa envolvendo outros fatores, porém estas são realizadas apenas em Campo Grande.

A princípio, não foi constatado nenhum ponto de contaminação das águas por esgoto ou doenças nos peixes, como constatou o técnico da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Américo. Ele possui vasta experiência na criação de peixes, averiguou alguns exemplares mortos e, pelas características observadas nos peixes mortos da Lagoa, a principal suspeita da causa deve ser a baixa oxigenação da água.

Assim que forem  obtidos os resultados das análises de água da Lagoa Maior, a Semea  irá se manifestar novamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas