RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Movimento ocupa acostamento de rodovia em protesto

FNL resiste à instalação de sistema de produção de energia fotovoltaica

Por Valdecir Cremon
02/12/2019 • 12h43
Compartilhar

Cerca de 50 famílias permanecem desde este domingo (1º) no acostamento da rodovia Marechal Rondon (SP-300), entre Castilho (SP) e Três Lagoas, em um movimento de protesto contra o que seria a transformação de uma fazenda agrícola em polo de produção de energia fotovoltaica.

O movimento é organizado pela FNL (Federação Nacional de Luta), criado pelo líder de outras ocupações, em vários Estados, José Rainha Júnior.

O movimento montou barracas de lona em frente à fazenda. O líder local, Jonas Rodrigues da Silva, disse que a FNL quer que a fazenda seja declarada improdutiva e dividida em lotes para trabalhadores rurais sem-terra.

JPNEWS: CAFÉ COM NEGÓCIOS 04 - DE 19/04/2024 A 14/05/2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jonas disse que o movimento possui cerca de 200 famílias instaladas no local e que outras 300 devem chegar ao local nesta semana. A reportagem apurou que o movimento possui famílias de várias cidades, a maioria de Castilho.

O dono da fazenda não foi localizado. O projeto do polo de energia pertence a uma empresa privada, que não foi localizada pela reportagem. A FNL pediu uma avaliação da fazenda ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A prefeitura informou que não tem relação com o caso.

Veja entrevista de Jonas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas