RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

MPT alerta clube de Três Lagoas sobre exploração de crianças nas categorias de base

Clubes terão prazo de 90 dias para as adequações necessárias

Por Redação
19/02/2013 • 08h21
Compartilhar

Trinta clubes de futebol de Mato Grosso do Sul, incluindo o Misto Esporte Clube de Três Lagoas, receberão, nos próximos dias, uma notificação do Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre a proibição de exploração de crianças e adolescentes nas categorias de base. Conforme a assessoria do MPT, a medida – que atende a uma deliberação nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, a Coordinfância - é apenas um alerta e faz parte de uma campanha preventiva que deverá ser realizada em todo o país por conta dos grandes eventos futebolísticos que devem acontecer neste ano e em 2014.

O objetivo, informou o MPT, é garantir os direitos fundamentais dos atletas adolescentes em formação desportiva. Para isso, um dos pontos que precisam ser levados em consideração pelos clubes é a idade dos jovens atletas. Segundo a Constituição Federal, que proíbe qualquer trabalho antes dos 14 anos, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e à Lei Pelé, “Somente adolescentes maiores de 14 anos podem ser submetidos a testes, sempre gratuitos, desde que haja autorização prévia dos pais, apresentação de exame clínico, que ateste aptidão para a prática de atividade física, e comprovação de que o adolescente frequenta a escola”.

Ainda segundo o MPT, os clubes terão prazo de 90 dias para as adequações necessárias. Após esse prazo, poderão ocorrer inspeções e, em caso de irregularidades, a convocação das agremiações para celebração de compromisso de ajuste de conduta, sob pena de multas e sanções jurídicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas