Rádios On-line
SUSTENTÁVEL

MS é o 11º Estado do País na geração de energia solar

Produção de energia solar terá incremento

6 MAR 2021 - 09h:02Por Rosana Siqueira

Mato Grosso do Sul que ocupa o 11º lugar no ranking de geração distribuída com 154,8 megawatt (MW), conforme dados da Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), agora vai ampliar a produção de energia sustentável. Foi lançado na terça-feira (2) o programa Ilumina Pantanal que vai levar energia elétrica a 5 mil habitantes da região.

Ao todo, 2.167 unidades consumidoras serão beneficiadas pelo projeto até 2022,  para 5 mil habitantes, espalhados por uma área de 90 mil km², nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. Desse grupo, 77 famílias já foram atendidas por rede de distribuição convencional, e agora 2.090 serão atendidos por sistemas individuais cuja fonte de energia é solar.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que participou da solenidade, o projeto surgiu da obrigação legal da universalização da energia elétrica e atenderá uma região do Estado ainda desprovida de rede elétrica. Para ele, este é o maior projeto de energia limpa em um único bioma através de política pública.

A partir de julho, a maioria das unidades consumidoras atendidas terão instalados microssistemas individuais de geração solar fotovoltaica e armazenamento da energia excedente em baterias.

Verruck acrescenta que a projeto vai promover um salto na qualidade de vida da população de toda a região pantaneira, além de ganhos significativos para as atividades econômicas das comunidades ribeirinhas e de produtores rurais.
Atividades econômicas desenvolvidas na região também serão beneficiadas. Os investimentos virão sem custos ao consumidor.

Deixe seu Comentário