RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Museu da Memória Municipal será inaugurado neste mês

Inauguração está prevista para acontecer no próximo dia 28 de junho

Por Arthur Freire/JP
07/06/2013 • 07h35
Compartilhar

Enfim, depois de 10 anos de espera, o tão aguardado Museu da Memória Municipal de Três Lagoas será inaugurado. A cerimônia de inauguração está prevista para acontecer no próximo dia 28 de junho e faz parte da programação das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

O Museu será instalado no galpão da antiga Noroeste do Brasil, nas dependências da antiga Estação Ferroviária de Três Lagoas. De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, o local está sendo limpo e preparado para receber o acervo. A reforma do prédio, no entanto, ainda não pode ser feita, já que a União ainda não repassou essa área para a Prefeitura.

Para utilizar o local, a administração municipal conseguiu uma autorização da América Latina Logística (ALL). Em 2010, foi assinado o Termo de Cessão de Uso entre a Prefeitura e a empresa, com essa finalidade. A administração municipal, no entanto, aguarda a doação dessa área por parte da União.

Vickie disse que a Prefeitura já dispõe de algumas peças, mas que será feita uma parceria com o Museu Ferroviário de Bauru para completar o acervo de Três Lagoas. Segundo o coordenador do Patrimônio Histórico, Rodrigo Fernandes, o Museu Municipal contará com fotos que contam a história da cidade, entre elas, imagens da ferrovia, marco do segundo ciclo de Três Lagoas. “A cidade surgiu devido à Estação Ferroviária e o acervo histórico nos comprova isso”, destacou Rodrigo.

Ainda de acordo com o coordenador, o galpão está passando por uma reestruturação para que possa receber o acervo. Ele informou que é necessária a pintura do local, assim como iluminação própria, além da criação de um espaço para a reserva técnica onde os objetos e documentos possam ser guardados. Rodrigo ressaltou que o Museu não serve apenas para a exposição de peças. “Ele tem caráter didático e tudo precisa ser muito bem acondicionado e preservado”, salientou.
Segundo a diretora de Cultura, o Museu da Memória Municipal de Três Lagoas irá funcionar em horário comercial. Além do galpão que abrigará o Museu, a administração municipal aguarda a doação de outras áreas, como, por exemplo, os barracões onde funcionavam as oficinas da NOB, para implantar as feiras que acontecem na avenida Rosário Congro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas