Rádios On-line
REDUZIR FILA

Mutirão em postos de saúde coleta 422 exames laboratoriais

Objetivo foi reduzir o tempo de espera, que em alguns casos, chegaram a um mês

9 FEV 2018 - 16h:30Por Kelly Martins

Um mutirão realizado em três postos de saúde, em Três Lagoas, resultou na coleta de 422 exames laboratoriais em menos de 15 dias. Em algumas unidades de saúde, pacientes aguardam há mais de um mês para coleta de sangue, fezes e urina. O dado foi divulgado, pela Secretaria de Saúde e a ação, que encerrou nesta sexta-feira (9), teve como objetivo diminuir o tempo de espera na fila.

Na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Maristela, os exames foram realizados entre 5 e 9 de fevereiro. No local, os servidores atenderam 148 pacientes. Na ESF Santo André, no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro,  resultou no atendimento de 112 pessoas para coleta de materiais para exames laboratoriais.

No mesmo período, esse mesmo mutirão ocorreu na unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS São Carlos, provisoriamente instalada no prédio da SMS do bairro Nova Três Lagoas.  Nessa unidade, foram 162 coletas.

O mutirão também teve a finalidade de prolongar o horário de coleta de materiais para exames até às 8h.

Para a diretora de Saúde Coletiva, Carolina Ramalho Masuko, os resultados foram positivos. “Esse total de coletas de materiais certamente reduziu em muito a fila de espera nessas três unidades de Saúde”, comentou.

Em Três Lagoas, a equipe do Laboratório Municipal “Jaime Joaquim de Carvalho Filho” atingiu, neste mês de janeiro, o recorde de 39.444 exames realizados.

Deixe seu Comentário