RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

'Não precisa ser sofrido; é vivido com intensidade'

Afirmação de mãe após dar a luz por parto normal rompe estigmas de dor e tensão

Por Tatiane Simon
02/09/2018 • 07h30
Compartilhar

Quarenta semanas e um dia. Este foi o tempo que a Isabela decidiu ficar na barriga da mãe. Rafaela dos Santos é autônoma e mãe de primeira de viagem e, como muitas mulheres, sempre sonhou com o parto normal na hora de dar a luz. 

Quando teve de encarar esse desejo na prática, ela foi amparada pela equipe médica do Hospital Auxiliadora. Teve de enfrentar a dor, é claro, mas agora, dois dias após o parto, já está prestes a ir pra casa com a pequena Isabela. "Desde que descobri a gravidez, decidi que seria parto normal. Como não tive nenhuma contraindicação pude parir assim. Quando minha filha nasceu, vivi todas as emoções que a maternidade proporciona. Assistir aquele momento é mágico. O momento não precisa ser sofrido. Ele é vivido com intensidade", descreve. 

A ginecologista e obstetra Larissa Ferraz, responsável pelo setor de maternidade do Hospital Auxiliadora, explica que o parto normal, como o próprio nome diz, não é considerado uma cirurgia, ao contrário da cesárea. Além disso, se a cesárea não for indicada corretamente, traz riscos como o aumento da probabilidade de surgimento de problemas respiratórios para o recém-nascido e grande risco de morte materna e infantil. 
"Sentir segurança é o que toda gestante mais precisa ter quando está prestes a dar a luz. Na nova ala da maternidade do Hospital Auxiliadora, inaugurada recentemente, a futura mamãe encontra um ambiente familiar, aconchegante e que preza pelo atendimento humanizado", destaca Ferraz. 

JPNEWS/TVC: BANNER TVC AGORA ATUALIZADO ATUALIZADO 27.03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ala atende pacientes através do Sistema Único de Saúde, ou seja, é possível ganhar o bebê sem nenhum custo.

REDE CEGONHA
Em média, 140 partos são realizados na maternidade do hospital, que segue orientações da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e tem por objetivo implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto. 

De acordo com a enfermeira Juliana Salim, a estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas