Você está em Três Lagoas
Confirmar minha CidadeDepois de um ano complicado para comércio, por conta das medidas de combate ao coronavírus, lojistas de Três Lagoas buscam recuperar parte das vendas projetadas para 2020. A loja de roupas e calçados, na rua Bruno Garcia, onde Poliana Freitas é gerente, fez promoção na Black Friday. O resultado foi bom, mas são nas vendes de Natal e Ano Novo que ela está de olho. “Foi um ano difícil pra gente, mas estamos otimistas com o mês de dezembro, o movimento já está bem melhor”, explicou.
Uma pesquisa da Federação do Comércio de Mato grosso do Sul (Fecomercio), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o comércio de Três Lagoas deve movimentar mais de 15,56 milhões de reais com as festas de Natal e Ano Novo.
Deste valor, R$3,73 milhões serão gastos com presentes, que terão um gasto médio de R$197,28. Calçados, roupas e assessórios estão estre os produtos mais procurados pelo consumidor (54%), seguido por brinquedos ( 26%), móveis e eletrodomesticos (13%).
A expectativa de consumo é 60% menor que o projetado para 2019, mas já reflete retomada da economia para 2021. “Os números da pandemia estão controlados e esses números trazem uma certa tranquilidade para o consumidor sair as compras”, comentou Fernando Jurado, presidente da Associação Co-mercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL).
A pesquisa ainda revelou que o consumidor está mais criterioso quando ao atendimento, é o que leva em conta 18% dos entrevistados. A maioria dos consumidores também deve optar por pa-gamento a vista (24%). Segundo a Fecomercio, 54% das compras serão no comércio local.