RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Nos 106 anos de Três Lagoas, o alicerce do progresso tem sido a educação

O município é o 4º com a maior rede educacional no estado de Mato Grosso do Sul e o 1º da Costa Leste

Por Daiana Oliveira
09/06/2021 • 14h15
Compartilhar

O investimento e atenção voltada para educação de Três Lagoas contribui ao longo dos anos para todo processo de transformação que a cidade viveu até agora. O município é o 4º com a maior rede educacional no estado de Mato Grosso do Sul e o 1º da Costa Leste.

Especialistas em educação julgam a humanização um dos fatores principais no processo de evolução educacional em Três Lagoas, pois segundo eles, vai além de repassar o conhecimento teórico. É ela, a responsável em contribuir para a formação de uma sociedade.

“Quando a pessoa tem um grau de escolaridade mais alta, a tendência é ela ter uma renda maior e escolarizar mais pessoas”, diz o diretor da UFMS do campus de Três Lagoas, Osmar Macedo

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No campo da rede de ensino municipal os resultados aparecem nos índices do IDEB (Índice de Educação Básica), realizado a cada dois anos. A última avaliação superou as expectativas, já que Três Lagoas atingiu um índice que era esperado para 2021, até mesmo antes.

“Estamos entre os 10 município com melhor IDEB do estado. Isto é muito bom, pois de nada adianta você preparar escolas, professores e o resultado não aparecer. Isto mostra o quanto o olhar para cada detalhe e todo empenho fazem a diferença”, declara a secretária Municipal de Educação, Ângela Brito.

Na rede de ensino estadual de ensino, a seriedade é a mesma, para que as metas sejam atingidas, como vem acontecendo.

“É um trabalho em conjunto com cada diretor das escolas, pois não poderíamos deixar nossos índices caírem, pois isto significa que os alunos estão absorvendo o conteúdo proposto”, diz a coordenadora Regional de Educação, Marizete Bazé.

Para entregar o melhor conteúdo aos estudantes, algumas conquistas foram importantes na luta pelos direitos dos profissionais da educação. A presidente do Sinted, Maria Diogo atribui os resultados e metas atingidas, à luta pelo nível de formação dos professores.

“Cerca de 90% dos nossos professores são pós graduados e isto é uma luta nossa. Queremos que cada vez mais nossos profissionais galguem níveis de formações maiores, para que isto reflita na nossa rede municipal de ensino”, pontua Maria Diogo.

E muitos destes professores e profissionais de outras classes, são formados nas universidades locais, as quais contribui com o processo de escolarização e consequentemente no crescimento econômico e cultural.

“Nós temos uma taxa de empregabilidade muito alta, dos nossos egressos que podem chegar a ganha cerca de cinco salários mínimos”, conta o diretor da UFMS Osmar Macedo.

“Já formamos muitos profissionais que atuam no mercado, seja em Três Lagoas ou outras cidades e até mesmo outros países”, afirma o professor e coordenador da Faculdade Aems, Rafael Furlan.

Confira a reportagem com os avanços da educação em Três Lagoas:

Confira a história da ferrovia em Três Lagoas

Confira a história da pecuária em Três Lagoas

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas