RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Novo levantamento do índice de dengue mantém Três Lagoas em alerta

Mais de três mil moradores foram diagnosticados com dengue, entre os meses de janeiro e novembro, na cidade

Por Kelly Martins
28/11/2020 • 13h00
Compartilhar

O novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2020, realizado em Três Lagoas, em novembro, apontou que o município ainda está em situação de alerta. Quase três mil moradores foram diagnosticados com a doença, desde o início de janeiro, e outras 30 pessoas ainda aguardam o resultado de exames laboratoriais. 

Esse é o segundo monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e o resultado foi de 1,1%, o que mantém Três Lagoas na faixa amarela. Em janeiro de 2020, o primeiro levantamento do ano foi de 1,4%. Apesar da pequena redução no percentual, é necessário cuidado redobrado com a dengue.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o índice de infestação do mosquito é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%. A situação é de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%. Já quando é igual ou superior a 4% indica risco de surto. 

O coordenador do Setor de Endemias, Alcides Ferreira, alerta que com o período de chuvas, o número de moradores diagnosticados com dengue pode subir. “Os moradores precisam cuidar dos quintais, limpar os terranos, porque os criadouros podem aumentar e consequentemente o número de casos confirmados”, destacou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas