Rádios On-line
SUPER BANNER CAMINHÃO ATÉ 16.01
DIAGNÓSTICO

Novo levantamento do índice de dengue mantém Três Lagoas em alerta

Mais de três mil moradores foram diagnosticados com dengue, entre os meses de janeiro e novembro, na cidade

28 NOV 2020 - 13h:00Por Kelly Martins

O novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2020, realizado em Três Lagoas, em novembro, apontou que o município ainda está em situação de alerta. Quase três mil moradores foram diagnosticados com a doença, desde o início de janeiro, e outras 30 pessoas ainda aguardam o resultado de exames laboratoriais. 

Esse é o segundo monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e o resultado foi de 1,1%, o que mantém Três Lagoas na faixa amarela. Em janeiro de 2020, o primeiro levantamento do ano foi de 1,4%. Apesar da pequena redução no percentual, é necessário cuidado redobrado com a dengue.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o índice de infestação do mosquito é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%. A situação é de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%. Já quando é igual ou superior a 4% indica risco de surto. 

O coordenador do Setor de Endemias, Alcides Ferreira, alerta que com o período de chuvas, o número de moradores diagnosticados com dengue pode subir. “Os moradores precisam cuidar dos quintais, limpar os terranos, porque os criadouros podem aumentar e consequentemente o número de casos confirmados”, destacou. 

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13