RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Novo vírus da Gripe circula na cidade e postos recebem 3,1 mil doses de vacinas

Campanha de vacinação contra Gripe encerra em todo o país dia 31, mas Três Lagoas está desabastecida há 10 dias

Por Tatiane Simon
18/05/2019 • 07h25
Compartilhar

Um novo vírus da Gripe Influenza A está circulando em Três Lagoas. Trata-se do vírus H3N2 e que tem como a primeira vítima no município, um homem de 29 anos que está internado há mais de uma semana no Hospital Auxiliadora. 

Até então, o único vírus da Influenza A em circulação na cidade era o do tipo H1N1. O vírus chegou a fazer 20 vítimas (16 homens e 4 mulheres) com quatro mortes entre abril e maio deste ano.

Diante deste preocupante cenário, cresce o medo entre os moradores de contraírem o vírus. Com isso, a corrida aos postos de saúde e clínicas particulares aumentou de maneira significativa. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, o estoque de vacinas da rede pública de saúde esgotou. A promessa do Setor Municipal de Imunização era de que uma nova remessa chegaria na quarta-feira passada (15). Na terça, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota informando que o Ministério da Saúde não enviaria mais doses à Três Lagoas. A justificativa: o município havia atingido a meta e vacinado 92,4% do público alvo.

A administração municipal solicitou mais doses à Secretaria Estadual de Saúde, com o intuito de aumentar a cobertura de vacinas dos grupos das gestantes, puérperas e crianças. O pedido, por fim, foi acatado pelo Ministério e mais 3,1 mil doses da vacina estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (20).

A imunização, no entanto, não vai se estender para toda a comunidade. Apenas quatro dos sete grupos prioritários receberão a vacina. São eles: idosos, gestantes, puérperas e crianças com até seis anos.

BALANÇO
Os grupos menos vacinados e que não atingiram a meta foram os de mulheres grávidas (51%) e puérperas (66%) e o de crianças (81%). Profissionais da saúde (105%) e da educação (104%), seguidos por doentes crônicos (94%) e idosos  (91%) tiveram melhor cobertura vacinal.

NA PENITENCIÁRIA
Um interno da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas morreu por H1N1 em maio e outro contraiu o vírus. A vítima foi hospitalizada e já recebeu alta nesta semana. Segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o interno está em cela de isolamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas