RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Egentes de endemias recebem capacitação para reforçar combate ao Aedes

Número de casos de dengue tem aumentado a cada mês e gera alerta na região

Por Kelly Martins
16/10/2018 • 15h31
Compartilhar

Doze novos agentes de endemias integram o quadro de servidores municipais do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento. Ele foram empossados no cargo na última semana e participam de cursos de capacitação para reforçar o combate à diversas doenças que assolam Três Lagoas, principalmente, contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O número de casos de dengue tem aumentado a cada mês e gera alerta na região. De janeiro a outubro foram realizadas 944 notificações e 234 moradores receberam o diagnóstico positivo da doença. Dado que corresponde, em média, a 24 casos confirmados por mês. Situação que fez com que alguns bairros recebessem o carro fumacê, como Lapa, Interlagos, Santos Dumont e Santa Rita.

O curso de capacitação iniciou nesta terça-feira (16) e deverá seguir por duas semanas, contendo conteúdos de conhecimento teórico, treinamento prático, visitas de inspeção domiciliar, identificação e manuseio de armadilhas de mosquitos e outros assuntos relacionados ao exercício da função.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No primeiro dia, estamos mostrando como identificar as várias doenças que eles deverão ter como alvo no seu trabalho de prevenção junto às nossas famílias, como, dengue, leishmaniose, zika vírus, chikungunya e febre amarela”, pontuou o coordenador do setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira.

Em seguida, terão os conhecimentos básicos da biologia dos vetores que transmitem essas doenças, ou, seja, o conhecimento para identificar que tipos de insetos deverão ser combatidos. Também vão receber conhecimentos fundamentais de entomologia, área especializada da biologia que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, os animais e o meio ambiente.

Os novos agentes de endemias terão ainda treinamento prático de técnicas de identificação e localização de criadouros e de como proceder no relacionamento com as pessoas, nas visitas domiciliares que realizarão periodicamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas