RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

População de cães e gatos diminui 40% em Três Lagoas

De quase 20 mil, número de animais caiu para aproximadamente 12 mil na cidade

Por Ana Cristina Santos
21/03/2018 • 09h07
Compartilhar

O número de cães e gatos diminuiu 40% em Três Lagoas, no período de quatro anos. No censo canino e felino realizado em 2013, Três Lagoas tinha cerca de 20 mil animais. Na contagem realizada e concluída em dezembro do ano passado, a população dos bichos diminuiu para aproximadamente 12 mil, segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Três Lagoas, Hugo Nogueira Faria.

Dos 12 mil animais, 10 mil são cães e há cerca de apenas dois mil gatos.

A redução, de acordo com o coordenador, está atrelada ao número de animais que as pessoas passaram a ter dentro de casa, bem como aos casos de leishmaniose, em que os cães contaminados são levados à eutanásia.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2017, o CCZ registrou 951 casos de leishmaniose em cães na cidade. Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram 367 casos. O índice de cães contaminados, de acordo com o coordenador, é considerado alto.

Hugo Nogueira informou que nova contagem dos animais será realizada junto a um processo de castração que será retomado tão logo uma clínica volante conhecida por "Castramóvel" entre em funcionamento, dentro de dois meses.

No ano passado, o serviço de castração realizado no CCZ foi suspenso por determinação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), que exige diversos critérios na realização no procedimento. A prefeitura, no entanto, adquiriu um veículo adaptado para a castração. A unidade móvel entrará em funcionamento assim que o CRM autorizar. 

Ainda de acordo com o coordenador do CCZ, o processo de castração dos animais também contribuirá para a redução dos casos de leishmaniose.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas