RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Nutricionista ensina como montar lancheira ‘saudável’

No volta às aulas, pais devem ficar atentos à qualidade nutricional de alimentos

Por Tatiane Simon
03/02/2020 • 07h00
Compartilhar

O período de volta às aulas também é o momento de voltar à rotina da alimentação. Frutas, castanhas e iogurtes são opções nutritivas e práticas para compor a lancheira da criançada. De acordo com a nutricionista, Suellen Magro, é preciso estar atento aos perigos que os industrializados podem causar nos filhos.  “O mais importante é a gente zelar pela alimentação saudável dos nossos filhos. Estar atento ao que diz o rótulo dos industrializados. Optar por produtos sem aditivos de corantes e acidulantes”, pontua.

A especialista explica que alimentos com esses aditivos na composição podem gerar alguns transtornos na saúde das crianças, especialmente os bebês. “Em alguns países da Europa é proibido  vários aditivos alimentares para crianças menores de 3 anos de idade. Já existem pesquisas que apontam a relação entre alguns alimentos industrializados e hiperatividade, insônia, dor de cabeça, irritabilidade. Isso por conta da química introduzida nos alimentos”, explica.

A nutricionista explica as melhores escolhas a se fazer na hora de montar a lancheira dos pequenos. A orientação é optar pelo que vem da natureza, segundo Magro. “Fruta picadinha, suco natural sem açúcar, castanhas, se a criança já ter desenvolvido a mastigação. Até mesmo iogurtes, que podem ser feitos em casa. Em caso de comprar pronto no supermercado, optar sempre pelo natural. Aqueles de fruta contém aromatizante e corante”.

Frutas secas e legumes  crus ou cozidos também podem compor a lancheira dos pequenos. “ Muitas escolas oferecem o próprio lanche, mas, muitas vezes, é um padrão de produtos industrializados devido à praticidade. Mas se a escola autoriza que os pais enviem a lancheira dos filhos, é melhor que a façam mesmo! Dessa forma, a introdução de comida de verdade já inicia desde a infância. Os resultados são menos adolescentes obesos, menos adultos doentes e uma população idosa mais saudável”, arremata.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas