RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

O Atlético sapateou!

O jogo citado pelo jornal foi disputado em um campo de futebol do bairro Nossa Senhora Aparecida, dia 15 de junho

Por Kelly Martins
01/07/2019 • 09h56
Compartilhar

No último domingo, o clube matogrossense recebeu a visita de uma boa equipe do interior do Estado de São Paulo. Apesar do Aguapei Esport Club ter vindo com os melhores atletas não foi possível nem o empate, pois o Atletico está numa boa fase e deu uma grande goleada: 5 a 0 no placar. Veja os senhores o que é o futebol varzeano, se encontravam mais de 300 pessoas no campo no Atletico. Prestigiando o futebol varzeano. Isso é um otimo exemplo de que é do futebol varzeano que surgem os grande craques para o futebol Amador e para o futebol Profissional. 

É provável que o leitor não esteja entendendo nada com a leitura deste parágrafo inicial. Pois é. É apenas um trecho da publicação de esportes da página 5, do Jornal do Povo, em 22 de junho de 1977. A linguagem, com verbos conjugados na primeira pessoa do plural, revela a proximidade e a até a intimidade do redator do texto - com a editoria e, ainda, o formato comum à imprensa escrita brasileira até o advento do que se conhece por "pirâmide invertida", em que a reportagem prioriza a publicação de dados mais importantes de uma notícia em suas primeiras linhas. E, ainda, em terceira pessoa do singular, mantendo seu autor "inerte" ao fato e ao público.

O jogo citado pelo jornal foi disputado em um campo de futebol do bairro Nossa Senhora Aparecida, dia 15 de junho - data do aniversário de Três Lagoas - e foi apenas um amistoso entre as equipes da cidade e de Aguapeí, da região de Araçatuba (SP).

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na mesma página, o jornal divulga um evento promovido pelo Esport Club Flamengo. Veja como foi publicado o texto, com a reprodução da grafia da época.

"Uma boa notícia que recebemos foi que o Esport Clube Flamengo irá promover neste dois de julho agora o Baile do Flamengo, no Comercial, as 22 horas. A turma do Flamengo espera a presença de todos os Treslagoenses. Queremos ressaltar que o Flamengo é uma equipe de grande destaque no nosso futebol varzeano. E é por esse motivo que temos a obrigação de promover esta digna equipe" (grafia original).

Entre outras informações, o jornal também reservava espaço para o noticiário do clube Recanto do Galo, do Clube Militar e de diversas equipes de esportes da cidade, e se transformou em um registro diferenciado das atividades de esportistas de Três Lagoas.

TORNEIO DO SESI

Em 22 de agosto de 1978, o Jornal do Povo atualizou informações sobre um dos campeonatos de futebol de salão, hoje futsal, mais disputados de Três Lagoas, promovido pela Escola Sesi. Era o Torneio de Futebol de Salão Dr. Otacílio Borges Canavarros.

O redator da época, Carlos de Pina, informa que após 3 rodadas havia "um certo desequilíbrio entre as equipes da chave D". 

A afirmativa considera que as equipes da Fermat, Auto Peças e Dois Irmãos tinham chances de obter a última vaga da fase classificatória. Nos outros grupos já haviam se classificado o Banco Itaú, Condor Foto e Correio. Nas edições seguintes, Carlos de Pina noticiou as últimas fases e a conquista da equipe do Correio, em final disputada com Banco Itaú, e placar de 3 a 2.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas