RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

'O desenvolvimento vem da união'

Presidente da Associação Integra Costa Leste fala de planos e de projetos em andamento por grupo de líderes de 11 cidades

Por Valdecir Cremon
24/03/2019 • 07h05
Compartilhar

Reunir empresários, autoridades e lideranças da sociedade para tirar de cada um ideias e sugestões para o desenvolvimento da Costa Leste de Mato Grosso do Sul - um conjunto de 11 cidades que margeiam a divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais. Tarefa difícil. Mas, não impossível. Por isso, a iniciativa do Sebrae, em 2017, vai se transformando em um trabalho de grupo para o desenvolvimento de projetos unificados, que busquem exatamente o desenvolvimento da região. O detalhe é que o grupo de 40 pessoas formado a partir do programa Líder progrediu para uma associação que mantém os objetivos do programa, porém, agora, com a participação da sociedade, além da busca por experiências de outras regiões do país.

O primeiro passo será a busca por integração com o setor varejista para o fortalecimento do comércio varejista, como explicou o presidente da Associação Integra Costa Leste, Alberto Pius, responsável pelo início do trabalho.

Jornal do Povo - Qual a primeira atividade que a associação pretende desenvolver?

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alberto Pius - A primeira atividade será a realização de um encontro, neste dia 27 de março, entre comerciantes de Três Lagoas com diretores da Associação Comercial de Campo Grande para apuração de como foi possível obter o desenvolvimento daquela associação, que é hoje uma das maiores e mais importantes do país. 

JP - Quem poderá participar deste encontro?

Pius - Podem participar empresários de todos os setores, especialmente do comércio, que estejam interessados no desenvolvimento sustentável da Costa Leste. 

JP - Qual é o ponto de partida do trabalho pretendido pela associação?

Pius - São os quatro eixos definidos pelo Sebrae no programa de formação de líderes, que são: educação, turismo, saúde e dinamismo econômico.

JP -  E o começo pelo comércio varejista será um caminho do trabalho?

Pius - Nós estamos dispostos a trabalhar em todos os setores onde seja possível mostrar que o desenvolvimento é necessários. Já temos parceria em quase todas as secretarias municipais de educação, a saúde está caminhando no seu projeto, o turismo já tem várias reuniões realizadas e, por último, estamos dando partida para o dinamismo econômico. E isso será bem delineado na reunião do dia 27, em Três Lagoas. 

JP - O que pode ser considerado já feito?

Pius - Em Bataguassu e Cassilândia, por exemplo, há vários projetos em andamento para a educação, na formação de pequenos empreendedores e na formação de mão de obra. Em Ribas do Rio Pardo há um conjunto de ações para o desenvolvimento econômico da região que está sendo tocado por líderes que participaram do programa do Sebrae entre 2017 e 2018.

JP - Há como objetivo cobrar a classe política?

Pius -  Há um trabalho programado e estamos articulando com autoridades municipais, estaduais, ações que possam promover o desenvolvimento sustentável da região.

JP - A composição de um consórcio do setor de saúde está nos planos?

Pius - Nós tivemos uma experiência de conhecer consórcios de saúde. Em Minas Gerais há vários exemplos que nos provam ser possível obter bons resultados na divisão de gastos pelos municípios e por hospitais de referência, como o Auxiliadora. 

JP - Para o turismo, o que há de concreto?

Pius - Temos vários especialistas em turismo em nossa associação e já há diversas iniciativas sendo estudadas. Porém, integrar as pessoas em um grupo único leva algum tempo. Queremos criar redes para que as ações se multipliquem.

JP -  Então, trata-se de uma iniciativa deste grupo para a busca de soluções, de  investimentos?

Pius - Buscamos que as pessoas e lideranças tenham interesse em participar. E são todos voluntários, que querem buscar o desenvolvimento da região. 

SERVIÇO
Reunião Associação Integra Costa Leste
Dia 27/3 - 19h
Rua Zuleide Pérez Tabox, 826 - centro, Três Lagoas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas