RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

O meio ambiente e o mercado

Leia o Editorial da edição do Jornal do Povo deste sábado

Por Redação
19/09/2020 • 05h00
Compartilhar

Vai longe o tempo em que os recursos naturais eram vistos como um bem disponível para ser usado pelo homem no desenvolvimento de suas atividades econômicas e na construção do seu conforto , a ser utilizado como bem entendessse, sem qualquer consequência, quase como se chegou a crer que todo o paraíso terrestre havia sido criado para que tudo dele a humanidade dispussesse como bem quisesse.

Aos primeiros sinais de alteração nessa lógica, com a Natureza reagindo as agressões com enchentes e  outras catástrofes, a civilização despertou-se para a importância de preservar os recursos naturais. Num primeiro momento como algo poéticoe distante, privilégio de ecologistas, quase hippies que nada entendiam de progresso e mercado.

Mais adiante, os governos começaram a perceber que a predaão custa caro, em vidas e obras de recuperação depois das enchentes, para citar apenas um exemplo. E o meio ambiente como valor essecial passou a fazer parte dos ministérios e secretariados. Com os menores orçamentos, é verdade, mas pelo menos já com assento nos principais colegiados de decisão. Vieram então os encontros internacioais e as metas comuns às Nações, entendendo que sem a preservação, a humanidade estaria ameaçada. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse alerta deixou de ser poético para se tornar pragmático. Contra eles ficam apenas os obtusos negacionistas de sempre.

Surge finalmente o conceito da sustentabilidade, segundo o qual, todas as atividades econômicas e sociais devem levar em conra o equilibrio com a Natureza, o fim da predação e a preservação dos recusos naturais que, podem e devem ser utilizados, mas nunca destruídos. A partir de então vive-se a realidade atual, na qual o cuidado com o meio ambiente passa a fazer parte da preocupação coletiva a ponto de levar investidores comuns, cidadãos das mais diferentes nações, passaram a exigir que seus recursos só sejam destinados a parceiros que, como eles, pensam no futuro do planeta e da humanidade protegente a Natureza de forma sasia e equilibada.

Não é mais coisa de poeta, mas de investidor. O meio ambiente faz parte do mercado, orienta decisões e ganha assim um valor que nunca teve anos. A preservação então se dará, se não pela consciência, pela pressão na parte mais dolorida do corpo humano dos negacionistas: o bolso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas