RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

'O produtor que ficou foi o que insistiu no seu negócio', afirma Marco Garcia

Segundo o pecuarista, parceria com indústrias de celulose é oportunidade rentável, mas não valoriza a pecuária na região

Por Beatriz Rodas
10/08/2020 • 12h05
Compartilhar

Negócios, sociedade, economia, perspectiva, emprego, futuro. Temas que fazem parte da vida de todo o mundo - sem exceção - mas nem sempre são colocados em pauta um storytelling de qualidade.

No RCN Negócios do último sábado (8), o apresentador André Milton, advogado tributarista e empreendedor, entrevistou o pecuarista e zootecnista Marco Garcia sobre o desenvolvimento de Três Lagoas pré e pós-industrialização no ramo da celulose, e como está a situação da pecuária no Estado.

A.M.: Qual o perfil do pecuarista de hoje em dia e quais foram as dificuldades pra quem teve de abandonar a atividade pra dar espaço para a floresta e as indústrias?
“É importante lembrar que a pecuária no Mato Grosso do Sul é recente, não é uma atividade antiga; ela começou na década de 70, porque aqui era uma região de cerrado, um solo fraco. Com o incentivo da Embrapa, importações da África, nós conseguimos uma valorização e nos tornamos líderes na pecuária, como você citou. Então nós estamos falando de 40 anos pra cá. Mas nesse processo de 40 anos, ela expandiu sua área por toda a região, mas faltou a tecnologia, e isso levou a muita degradação no processo de produção. Com o passar dos anos, o solo ficou muito prejudicado, foi precisando de mais investimento, e junto com isso vieram mudanças econômicas que trouxeram um desafio muito maior para o pecuarista no campo. Então, com a soma destes dois fatores, da pecuária e da região do eucalipto, o produtor não conseguiu se atualizar e ter uma renda viável no seu negócio. Ele viu, no arrendamento, na parceria com as indústrias de celulose, uma oportunidade. E isso fez com que muitos migrassem para outras culturas de produção. Por isso nós deixamos de ser líderes na pecuária”.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

Marco Garcia, formado em Zootecnia pela FAZU - Faculdade de Zootecnia de Uberaba, turma de 1994. Atuou em melhoramento genético da raça Nelore e foi auditor de qualidade de frigoríficos. É gestor nas áreas de cria, recria e engorda em pecuária de corte. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas de 2010 a 2013, presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) de 2014 a 2017, vice-presidente regional da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul de 2015 a 2018; e hoje integra a Comissão de Pecuária de Corte da Famasul.

Publicado por JPNEWS em Sábado, 8 de agosto de 2020

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas