RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Obra do prédio da PRF será retomada, mas desagrada MPE

Para o Ministério Público estadual, nenhuma obra impactante deveria ser erguida às margens das lagoas do município

Por Valdecir Cremon
04/02/2017 • 07h36
Compartilhar

A polêmica envolvendo a obra do prédio da Polícia Rodoviária Federal que se transformou em um embate jurídico acalorado, pode até ter chegado ao fim com o anuncio de que o projeto será executado e entregue ainda este ano. Mas para o ministério Público Estadual, se faz necessário que o caso seja avaliado sob o ponto de vista urbanístico, ambiental, turístico e visual da lagoa maior. A opinião é do promotor de Justiça Antonio Carlos Garcia de Oliveira.

O promotor explica que qualquer empreendimento que afete a questão urbanística do entorno das lagoas precisa ser avaliado sob diversos aspectos e um deles diz respeito ao urbanismo do local. “As lagoas sempre foram nossa marca registrada. Ao invadirmos esses espaços erguendo casas e prédios, a cidade acaba perdendo a chance de utilizar esses cartões postais como atrativo turístico por exemplo. Sem contar que invadimos um ambiente natural onde a vida aquática e silvestre está presente”, lembrou.

Ainda de acordo com o promotor, ao invés de insistir em obras que em nada contribuem para o embelezamento desses locais, o ideal é que se invista em projetos de lazer para a população e em atrativos que possam fomentar o turismo e gerar bem estar aos cidadãos. Ele ressalta ainda que buscou alertar de diversas maneiras, dos riscos de se construir obras físicas no entorno desses espaços. “Como Promotor do Meio Ambiente e Urbanismo, considero que tanto a iniciativa privada quanto os governos, deveriam atuar de modo a manter preservados espaços naturais como rios, lagoas e matas. Ao invadimos esses ambientes de forma desordenada, corremos um sério risco de provocar danos irreparáveis”, ponderou.

Apesar das inúmeras tentativas de conscientização e de embargos, a construção do prédio da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal deve ser retomada e a previsão é de que seja concluída em seis meses. O MPF informou que arquivou o inquérito civil público relativo ao caso por não terem sido encontradas irregularidades. Ainda de acordo com o MPF, o projeto está agora na fase de levantamentos orçamentários e estudos urbanísticos. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 800 mil na obra que, se nada mudar nos próximos dias, deverá continuar sendo motivo de muita polêmica em Três Lagoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas