RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Oficina busca reduzir danos pelo uso de drogas

GAEVIDA promove encontro para enfrentamento contra os danos sociais resultantes do uso de droga

Por Redação
04/12/2008 • 07h10
Compartilhar

A discussão em busca da resolução de problemas conseqüentes do uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, violência e abandono do trabalho, além do aspecto educacional dos usuários, foi o enfoque de ontem (3) na abertura do 1º Encontro de Redução de Danos, com objetivo de habilitar agentes de saúde e assistência social do Município.

A palestra sobre o tema foi ministrada pelo consultor Domiciano Siqueira, especialista em redução de danos e direitos humanos. O evento, que visa ainda a capacitação do pessoal e prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), termina hoje (4) na sede do GAE Vida, na rua Emanuel Antônio Geremias, 100, bairro Guanabara.

Segundo Siqueira, a partir da década de 1980, foi reconhecida a ligação oficial do uso de drogas ao processo de exclusão e degradação social. Na época, estudada a partir do ‘boom’ da AIDS, os profissionais da área mapearam a ligação da doença com os contrastes sociais e o consumo de droga. A partir de 2000, segundo o consultor, a relação droga-sociedade se estendeu para as outras doenças sexualmente transmissíveis, além do aumento dos casos de violência e da crescente marginalização de grande parcela social.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atuante há 15 anos na Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc), Domiciano Siqueira enxerga em Três Lagoas a urgência em se construir uma metodologia eficaz no trabalho dos agentes da cidade com os usuários de droga. “Existe uma relação íntima entre o consumo de drogas e os problemas sociais. Aqui na região Centro-Oeste do país, o mapeamento identificou a forte ligação entre o consumo do craque e os índices das DSTs”.

METODOLOGIA


A Reduc se diferencia das demais redes de atuação nas questões ligadas ao consumo de droga, pela forma que procede e administra o problema, conforme Siqueira. A Rede encara o consumo de drogas como um fator que já faz parte do comportamento social. Para combater as conseqüências deste comportamento a Rede parte para a ação de conscientizar o usuário às responsabilidades sociais que lhe cabem, sem impor o abandono do uso, porém afirmando suas obrigações junto ao funcionamento harmônico do espaço em que faz parte.

“Aprender a lidar com o uso de droga é o primeiro passo, sem condenar o usuário, e sim o responsabilizando pela necessidade de diminuir os índices das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da crescente violência social”, afirma Siqueira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas