Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8515
Território Teen

"Óleo Limpo" pretende reduzir danos ambientais

O Projeto funcionará através de parcerias com os Rotarys da cidade e região

11 DEZ 2008 - 06h:31Por Redação

Foi lançado na última terça-feira (9) o projeto “Óleo Limpo”, que visa promover o desenvolvimento sustentável e a redução dos danos ecológicos, por meio da conscientização e educação social no uso racional do óleo vegetal. A iniciativa é do Rotary Clube Cidade das Águas, que tem por objetivo envolver a população na coleta do óleo utilizado na alimentação que, quando despejado no ralo da pia, como de costume, segue para as redes de esgoto da cidade, ocasionando a poluição de rios e até mares (em cidades litorâneas).
O Projeto funcionará através de parcerias com os Rotarys da cidade e região, Prefeitura Municipal, Votorantim Papel e Celulose, refinarias de óleo, o comércio local e a população em geral.
A iniciativa, que já recolheu até agora mais de 10 mil litros de óleo, dirigirá o produto coletado à refinaria Alltec Biom, para ser refinado e transformando em biodiesel. Todo o processo de refinação é garantido conforme as legislações ambientais. O biodiesel, um dos combustíveis menos agressores ao meio ambiente, é renovável e não interrompe o ciclo natural do gás carbônico, não interferindo, desta forma, no equilíbrio ecológico. A parceria feita com a refinadora consiste na troca do óleo coletado por produtos que beneficiem à população, como cestas básicas e matérias de estudo. Estes produtos serão dirigidos às escolas e instituições. 

CONSUMO


Comerciantes como Marcos Akamine, que administra seu negócio no ramo alimentício há mais de 8 anos, são possíveis parceiros de peso para a execução do projeto. Segundo Akamine, sua lanchonete consome cerca de 400 litros de óleo por mês, grande parte dos salgados vendidos requer são fritos para o consumo. Ciente do dano que o óleo ocasiona ao meio ambiente, Marcos afirma que entrega o material a artesãos para que sejam transformados  em sabão.Ele desconhecia o trabalho de refinação.  Exceção com relação a uma grande parte da população, o comerciante não despeja o óleo consumido no esgoto.  O comércio local dispõe de grande potencial para o sucesso da iniciativa.
Segundo o vice-presidente do Rotary Clube, Marcos Moura, a partir do lançamento do projeto a divulgação do trabalho será feita de forma intensa, para que todos tomem conhecimento do fator poluente e das formas de atuação para sua redução.

PORQUE RECICLAR?


Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864