RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

'Outubro Rosa' tem exames e testes de graça em Três Lagoas

Várias atividades são promovidas todos os dias nos postos de saúde com o objetivo de conscientizar população sobre o câncer de mama

Por Redação
03/10/2017 • 06h45
Compartilhar

A equipe da Diretoria de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá intensificar as ações de atendimento à saúde da mulher, no mês de outubro. As ações da campanha de prevenção e controle do câncer de mama e outros tipos de câncer serão desenvolvidas em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas.

A campanha  “Outubro Rosa”, iniciada na década de 90, tem a finalidade de despertar na população a conscientização da prevenção do câncer de mama e a cura quando diagnosticado a tempo. “O câncer de mama é o câncer de maior incidência nas mulheres de Três Lagoas, assim como ocorre em todo o país e no mundo”, comentou a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Carolina Ramalho Masuko.

A ação consiste em incentivar as mulheres a fazerem o autoexame das mamas e, com isso, a identificação rápida de qualquer alteração, além de exames preventivos e mamografia.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Na Estratégia de Saúde da Família  (ESF) Jupiá, no dia 18 de outubro, das 6h às 17h, serão intensificadas as seguintes ações: coleta de exames laboratoriais; coleta de preventivo; exame das mamas; atualização de carteirinha de vacina; atualização de cadastro (SUS e Consulfarma); pedido de mamografia; informações sobre pílula anticoncepcional; teste rápido de HIV e Sífilis; consulta de avaliação médica; e consulta de avaliação odontológica.

 Na unidade do bairro Vila Haro, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá palestra educativa para as mulheres, coleta de preventivo, consulta odontológica e encaminhamentos para mamografia.

Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) do São Carlos, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá coleta de preventivo, exame de mama, vacinação e avaliação bucal. Nessa mesma unidade, haverá também uma outra programação, no dia 28, das 8h às 12h, concentrando as atenções na saúde da mulher.

 No bairro Vila Nova, a programação especial, dedicada às mulheres, será também no dia 21, das 8h às 12h, com as seguintes ações: aplicação de vacinas, coleta para exame preventivo, exame de mama, palestra sobre alimentação saudável, atualização de cadastro (SUS e Consulfarma), teste rápido IST – Inflamações Sexualmente Transmissíveis e orientações sobre saúde bucal.

No Paranapungá, as ações voltadas para a saúde da mulher serão no dia 26 de outubro, das 7h às 11h e das 13h às 17h: 40 coletas de preventivo  com distribuição de senhas (20 em cada período); 50 consultas médicas para avaliação das mamas e solicitações de mamografia; atualização das vacinas; 40 avaliações com dentistas e orientações nos casos de necessidade de agendamento de tratamento; orientações para o Programa de Tabagismo e agendamentos; palestra com a Farmacêutica da Unidade sobre a responsabilidade no uso de medicamentos; e exames de verificação de pressão arterial e glicemia.

No Santo André, as ações estão programadas para o dia 27, das 8h às 16h. Como foi divulgado, haverá um café da manhã especial para as mulheres, palestras específicas sobre saúde da mulher e prevenção de doenças, coleta de exames de preventivo e encaminhamento de pedidos de mamografia.

(Informações da assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas