Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8358
SEBRAE SEMANA DE CRÉDITO
CAMPANHA

'Outubro Rosa' tem exames e testes de graça em Três Lagoas

Várias atividades são promovidas todos os dias nos postos de saúde com o objetivo de conscientizar população sobre o câncer de mama

3 OUT 2017 - 06h:45Por Redação

A equipe da Diretoria de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá intensificar as ações de atendimento à saúde da mulher, no mês de outubro. As ações da campanha de prevenção e controle do câncer de mama e outros tipos de câncer serão desenvolvidas em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde de Três Lagoas.

A campanha  “Outubro Rosa”, iniciada na década de 90, tem a finalidade de despertar na população a conscientização da prevenção do câncer de mama e a cura quando diagnosticado a tempo. “O câncer de mama é o câncer de maior incidência nas mulheres de Três Lagoas, assim como ocorre em todo o país e no mundo”, comentou a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Carolina Ramalho Masuko.

A ação consiste em incentivar as mulheres a fazerem o autoexame das mamas e, com isso, a identificação rápida de qualquer alteração, além de exames preventivos e mamografia.

 Na Estratégia de Saúde da Família  (ESF) Jupiá, no dia 18 de outubro, das 6h às 17h, serão intensificadas as seguintes ações: coleta de exames laboratoriais; coleta de preventivo; exame das mamas; atualização de carteirinha de vacina; atualização de cadastro (SUS e Consulfarma); pedido de mamografia; informações sobre pílula anticoncepcional; teste rápido de HIV e Sífilis; consulta de avaliação médica; e consulta de avaliação odontológica.

 Na unidade do bairro Vila Haro, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá palestra educativa para as mulheres, coleta de preventivo, consulta odontológica e encaminhamentos para mamografia.

Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) do São Carlos, no dia 21 de outubro, das 8h às 12h, haverá coleta de preventivo, exame de mama, vacinação e avaliação bucal. Nessa mesma unidade, haverá também uma outra programação, no dia 28, das 8h às 12h, concentrando as atenções na saúde da mulher.

 No bairro Vila Nova, a programação especial, dedicada às mulheres, será também no dia 21, das 8h às 12h, com as seguintes ações: aplicação de vacinas, coleta para exame preventivo, exame de mama, palestra sobre alimentação saudável, atualização de cadastro (SUS e Consulfarma), teste rápido IST – Inflamações Sexualmente Transmissíveis e orientações sobre saúde bucal.

No Paranapungá, as ações voltadas para a saúde da mulher serão no dia 26 de outubro, das 7h às 11h e das 13h às 17h: 40 coletas de preventivo  com distribuição de senhas (20 em cada período); 50 consultas médicas para avaliação das mamas e solicitações de mamografia; atualização das vacinas; 40 avaliações com dentistas e orientações nos casos de necessidade de agendamento de tratamento; orientações para o Programa de Tabagismo e agendamentos; palestra com a Farmacêutica da Unidade sobre a responsabilidade no uso de medicamentos; e exames de verificação de pressão arterial e glicemia.

No Santo André, as ações estão programadas para o dia 27, das 8h às 16h. Como foi divulgado, haverá um café da manhã especial para as mulheres, palestras específicas sobre saúde da mulher e prevenção de doenças, coleta de exames de preventivo e encaminhamento de pedidos de mamografia.

(Informações da assessoria)

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6651