RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Para modernizar a educação

Leia o editorial deste sábado do Jornal do Povo

Por Redação
29/06/2019 • 07h59
Compartilhar

Representantes de 12 cidades se reuniram, nesta semana, em Três Lagoas, em mais uma etapa do Programa Líder, desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso do Sul para aglutinar pessoas de vários segmentos da sociedade civil. A reunião ocorre após um período de quase um ano e meio, marcado com reuniões mensais monitoradas por especialistas em estimular e capacitar grupos de discussão sobre questões socioeconômicas da Costa Leste.  

Após longas discussões para identificação de potencialidades, estabeleceram-se eixos das ações pretendidas. Após ampla discussão, propostas começaram a ser formatadas para o estabelecimento de ações conjugadas entre esses municípios e seus governantes em quatro vertentes: dinamismo econômico, turismo, saúde e educação. Foram constituídos grupos que atuariam no levantamento da situação nos municípios para oferecer propostas de incremento de ações políticas de governo.

Os grupos levantaram potencialidades   e propostas, de acordo com as perspectivas do desenvolvimento regional. O da educação encontra-se em estágio de trabalho  avançado para elaboração de um programa ajustado à realidade de cada município sobre o processo educacional nas escolas municipais. Secretários da área iniciaram a elaboração de programa para aperfeiçoamento de administração da estrutura da rede. Além de estabelecer processos de gestão, monitoramento de desempenho, investimentos na qualificação de professores, instalação de bibliotecas, melhoria da qualidade de ensino e acompanhamento de resultados, entre outros, visa, também, resultados mais positivos para a formação e melhoria da qualidade do aprendizado do aluno. 

Nesta reunião, na sede do Sebrae, secretários e assessores, e professores da UFMS, deram partida para fazer da Costa Leste referência na Educação estadual. Na próxima reunião aguarda-se a presença dos prefeitos para a exposição da proposta. 

O êxito deste processo além de passar necessariamente pelos prefeitos, só terá sucesso se houver receptividade por eles próprios. Esta modalidade de administração compartilhada que surge através do Programa Líder, nada mais objetiva do que estabelecer uma parceria administrativa com a sociedade civil organizada. O quadro é animador e pode ensejar uma mudança sem precedentes para a melhoria da educação, quiçá, em Mato  Grosso do Sul, a partir da experiência da Costa Leste.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas