RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Parque do Pombo precisa de nova licitação para ser concluído

Vias de acesso não foram incluídas no certame de empresas anterior

Por André Barbosa
27/09/2017 • 06h30
Compartilhar

As obras de implantação do Complexo do Parque Natural Municipal do Pombo em Três Lagoas, orçadas em R$ 1,3 milhão, vão precisar de uma nova licitação, informou a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios. Os trabalhos foram reiniciados após o período de chuvas e, com o início da construção do receptivo ecológico, os técnicos ambientais do município constataram a necessidade da implantação de acessos, em todo o local. Apesar de a pasta afirmar que não há pretensão de aditivos para o empreendimento, a notícia de um novo certame pode encarecer o valor previsto.

De acordo com a pasta, os trabalhos mantêm um ritmo ‘normal’, dentro do prazo previsto para execução, de 26 meses, contados a partir de março deste ano. Entretanto, o secretário de Meio Ambiente, Celso Yamaguti acredita que, até 2017, os trabalhos deverão ser finalizados. “Provavelmente, até o início do ano que vem concluímos os trabalhos. Isto, claro, dependendo das intempéries climáticas, pode chegar até o ano que vem. Estamos tentando diminuir este prazo de entrega das obras”, disse.

Até o momento, só estão construídos a ponte de acesso e parte do receptivo ecológico. “É uma área extensa, em torno de oito mil hectares que vai servir na questão da preservação do bioma serrado do município. A base toda do projeto já foi feita. São cerca dez funcionários da empresa contratada para a obra”, apontou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora não admita a necessidade de aditivos, Yamaguti confirmou que terá que abrir mais uma licitação, para a conclusão do Parque, originalmente orçado em R$ 1,3 milhão. “Posteriormente, teremos que fazer um trabalho interno no Parque, em que vamos fazer um processo licitatório e utilizar o dinheiro de compensação, que é específico para esta finalidade do parque ecológico. Isso vai acontecer posteriormente a construção do receptivo. Já estamos trabalhando nisso, buscando as orientações necessárias e análise do que teremos que fazer, para ter uma área realmente protegida para fiscalizar a parte interna do parque”, afirmou.

Yamaguti justificou a nova licitação, afirmando o local precisará de mais acessos. “São acessos internos. Construção de estradas internas que vão permitir que a fiscalização possa percorrer a parte toda a interna do parque. Não tem custo estimado, pois ainda estamos fazendo o levantamento topográfico para saber corretamente a dimensão da metragem do que fazer em relação a parte de estradas. É um local banhado por muitos córregos e precisa fazer algum tipo de intervenção em todo o parque para fazer este tipo de proteção”, explicou.

 

Liberado

Em agosto passado, o licenciamento ambiental simplificado foi disponibilizado para o início das obras do receptivo. “Agora, tudo o que está sendo feito no Parque está dentro da conformidade com as questões ambientais. O requerimento do licenciamento foi publicado no diário oficial, aproximadamente em março deste ano. Quando expedimos o licenciamento entregamos para o empreendedor, que deve apresentar em caso de fiscalização. É como se fosse um alvará de funcionamento da obra”, disse Gustavo Salustiano Cagnani, fiscal ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas