RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Três Lagoas tem o melhor desenvolvimento econômico do país

Consultoria Urban Systems listou as 100 melhores cidades para investir em negócios; Três Lagoas aparece em 62º lugar

Por Sergio Colacino
09/10/2017 • 18h47
Compartilhar

Uma pesquisa feita pela empresa de consultoria Urban Systems, divulgada pela revista Exame na última semana, aponta Três Lagoas como uma das 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios. O estudo elaborou ainda sub-rankings com base em quatro fatores. A capital mundial da celulose lidera em desenvolvimento econômico.

Os investimentos das fábricas de papel e celulose tornaram Três Lagoas um “oásis de geração de emprego” em meio à crise econômica, segundo a revista. A chegada da Fibria, em 2009, e da Eldorado, em 2012, dobrou a população da cidade, que hoje chega a 113 mil habitantes. De acordo com a publicação, em 2016 o saldo de contratações foi de 3.500 postos de trabalho, o mais alto entre os municípios pesquisados. O resultado fez Três Lagoas subir 16 posições no ranking da Urban Systems, chegando ao 62º lugar, e se tornar a melhor no quesito desenvolvimento econômico.

Chegada das fábricas de papel e celulose fez a população de Três Lagoas dobrar, segundo a pesquisa - Foto: Divulgação

Problemas da expansão

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento, no entanto, aponta também os problemas que a expansão trouxe: a extensão da mancha urbana aumentou 36% nos últimos dez anos. Seguindo este ritmo, a mancha urbana aumentará em mais 50% até 2030, quando a cidade deverá ter 220.000 habitantes. De acordo com a publicação, neste ritmo, será necessário 1,7 bilhão de reais nos próximos 20 anos para levar infraestrutura a toda Três Lagoas.

O estudo concluiu que a rápida expansão fez com que os novos habitantes da cidade optassem por viver em casas construídas em loteamentos abertos às pressas e sem infraestrutura de asfalto, esgoto tratado e iluminação.

Aumento rápido da população ampliou os problemas de infraestrutura da cidade - Foto: Cláudio Pereira/JPNEWS

Ranking

A cidade de São Paulo (SP) lidera o ranking das 100 melhores para se fazer negócios no país. Em segundo lugar aparece Vitória (ES), seguida por Porto Alegre (RS). As três melhoraram o índice em relação ao ano passado. A primeira cidade não capital a aparecer entre os primeiros é São Caetano do Sul (SP), que caiu em relação à pesquisa anterior e aparece em 4º lugar. Cuiabá (MT), na 12ª posição, é a melhor cidade da região Centro-Oeste no ranking. Campo Grande aparece em 37º lugar e Dourados em 65º.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas