RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Petrobras deverá fornecer gás para empresa que comprar UFN3

Esse foi um dos entraves que inviabilizaram a compra da fábrica por uma empresa da Rússia, em 2019

Por Ana Cristina Santos
30/01/2020 • 18h19
Compartilhar

A Petrobras deverá vender o gás natural necessário para o funcionamento da  Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, em Três Lagoas. Esse foi um dos entraves que inviabilizou a compra da fábrica pela empresa russa Acron Group, no ano passado.

A Acron havia fechado acordo com a estatal de energia da Bolívia (YPFB) para o fornecimento de gás para as fábricas que a empresa iria comprar, mas com a saída do presidente Evo Morales do cargo, os russos desistiram da negociação.

O anúncio do possível fornecimento do gás pela Petrobras foi feito pela senadora Simone Tebet (MDB/MS). Outro ponto que a senadora considerou positivo foi a decisão da Petrobrás em deixar de vincular a compra da UFN3, à da Araucária Nitrogenados (Ansa), fábrica de fertilizantes no Paraná, que vem apresentando prejuízos há anos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa fábrica será a galinha dos ovos de ouro, tem o potencial de gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos no Mato Grosso do Sul e trará o impacto positivo para o Brasil”, disse a senadora, ressaltando que, esses dois pontos são fundamentais para incentivar o interesse de diversas empresas na licitação, inclusive o da Acron, que já estava em avançado processo de negociação.

“Foi difícil vender porque eles amarraram a venda a uma fábrica que dava prejuízo no Paraná. Agora, também não vamos mais precisar do gás da Bolívia. Quem sabe, já no final do ano, teremos a retomada dessa fábrica?”, indagou a senadora.

Ainda de acordo com a senadora, a Petrobras poderá lançar agora em fevereiro, as novas regras da licitação de maneira a facilitar o processo de venda da UFN 3.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas