RÁDIOS
Três Lagoas, 26 de abril

Petrobras pede prorrogação de incentivos fiscais

Fábrica que era para ter entrado em operação em setembro de 2014, teve as obras paralisadas em dezembro do mesmo ano

Por Ana Cristina Santos
01/06/2019 • 08h10
Compartilhar

A Petrobras solicitou ao governo do Estado prorrogação dos incentivos fiscais para conclusão das obras da UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), de Três Lagoas. A fábrica que era para ter entrado em operação em setembro de 2014, teve as obras paralisadas em dezembro do mesmo ano, após a estatal romper o contrato com o Consórcio UFN 3, formado pelas empreiteiras Sinopec e Galvão Engenharia.

Depois de desse período, que já se arrasta há mais de quatro anos, a fábrica passou por uma “série de capítulos”. O último, nesta semana, com decisão da Justiça do Rio de Janeiro que proíbe a venda da UFN 3. A decisão é fruto de uma ação popular. 

Além desta decisão, uma liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, desta semana, determinou que a venda de empresas públicas, sociedades de economia mista, de suas subsidiárias ou controladas, exige prévia autorização legislativa, quando se trata de perda do controle acionário. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O plenário STF adiou para a próxima quarta-feira (5) a decisão sobre a necessidade de aval do Congresso para a realização de privatizações de empresas estatais. O julgamento foi iniciado nesta quinta-feira (30) pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Entretanto, em razão das sustentações orais das partes envolvidas, que levariam muito tempo, a decisão ficou para a próxima semana.

O ministro-chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, porém, já defendeu que a Petrobras possa realizar seu processo de desinvestimentos sem precisar de aval específico do Congresso ou seguir um processo de licitação.  Por esse motivo, pediu que o plenário do STF derrube a liminar do ministro Ricardo Lewandowski.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “esse é um assunto que está cansativo e demorado, mas que está fácil para ser resolvido” Entretanto, disse que é preciso aguardar essa decisão da Justiça.

 Enquanto isso, destacou que o governo do Estado vem fazendo sua parte para garantir a conclusão dessa fábrica que, segundo ele, será importante para o Estado. Na próxima semana adiantou que haverá uma reunião com a direção da Petrobras para decidir sobre os incentivos ficais que serão prorrogados mais uma vez. O mesmo ocorrerá em relação ao município que também deve prorrogar o prazo para conclusão da fábrica. Em março do ano passado, o município prorrogou por dois anos esse prazo, mas passado mais de um ano, não houve avanço para a retomada da obra. 

De acordo com Verruck, já existe um pré- contrato com a Bolívia para o fornecimento de gás natural para a fábrica. Além disso, destacou a negociação com o grupo russo Acron Group, que está interessado na compra da unidade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas