RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Petrobras prepara novo edital para negociar UFN 3

Estatal vai sair da área de fertilizantes e insumos

Por Valdecir Cremon
30/11/2019 • 07h10
Compartilhar

A Petrobras vai sair do mercado de insumos e fertilizantes agrícolas com a venda ou arrendamento de todas as suas unidades de produção de ureia. A posição foi expressa pela segunda vez em comunicado ao mercado, na segunda-feira (25), ao declarar encerradas as negociações com o grupo russo Acron. No mesmo negócio, a estatal tentava se desafazer de uma fábrica em operação em Araucária (PR). Na semana anterior foi confirmado o arrendamento de fábricas de fertilizantes nitrogenados de Camaçari (BA) e de Laranjeiras (SE) para a empresa Proquigel Química por R$ 117 milhões no período de 10 anos. 

A saída do mercado faz parte de um plano de desinvestimento incluído nos projetos de recuperação da companhia, segundo o comunicado, e que inclui a venda de subsidiárias e empresas de setores diferentes dos do petrolífero.

A frustração da venda da UFN 3 não teve motivos esclarecidos. Pesam para o fim das tratativas com russos uma suposta oferta de valores abaixo do pretendido pela empresa brasileira e a crise política na Bolívia, que provocou a queda e exílio do ex-presidente Evo Morales, envolvido em uma negociação que teve participação do presidente russo Vladimir Putin para a formação de uma joint venture entre o Acron e a estatal boliviana YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos) para fornecimento de gás natural à UFN 3 e comercialização de ureia, inicialmente no Brasil.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo edital deverá contemplar um “novo modelo” de proposta ao mercado, possivelmente incluindo o fornecimento de gás à fábrica, como disse acreditar o secretário de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, José Aparecido de Moraes. A opinião é compartilhada pelo presidente da Câmara, vereador André Bittencourt (PSDB). “Por enquanto é o que nos sobra como esperança, após a frustração sobre a criação de empregos tão desejada pela cidade e por Mato Grosso do Sul”, disse.

Vice da Acron envia carta a Guerreiro 

A assessoria do prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), divulgou nesta sexta-feira (29), uma carta assinada pelo vice-presidente da área de desenvolvimento corporativo do Acron Group, Vladimir Kantor, sobre as negociações com a Petrobras pela venda da UFN 3. 
Na carta, Kantor diz que o Acron mantém interesse na compra da fábrica. “Estamos convencidos de que a conclusão deste projeto único de investimento é essencial para o Brasil, o Estado de Mato Grosso do Sul e a cidade de Três Lagoas, em particular”, afirma.
Guerreiro agradeceu o reconhecimento de Kantor pelo esforço do município. “Estamos desde o início buscando formas de colaborar na celeridade dessas negociações”, afirmou. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas