RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Plano Municipal de Resíduos Sólidos é lançado em Três Lagoas

Por Redação
13/09/2012 • 17h30
Compartilhar

 A Administração Municipal de Três Lagoas, cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lançou na noite de quarta-feira (12), no Crase ‘Coração de Mãe’, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. São mais de 200 pessoas participando, entre estudantes e profissionais da área.


“É fundamental a participação popular no desenvolvimento do Plano, porque as contraposições de ideias são importantes para o bom andamento de projetos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, José Estevão Moraes Palma. 

O evento, que segue até às 12h desta quinta-feira (13) no Sebrae, tem como meta encontrar soluções ambientalmente corretas para os resíduos.

“Alguns estudos Nacionais mostram que cada pessoa gera cerca de 1 kg de lixo ao dia. Com o projeto saberemos se isto é a realidade de Três Lagoas”, disse o Gerente de Desenvolvimento e modernização do Imasul, Lourival Antônio de Paula. 

Ele explicou que a lei não estabelece a data limite para finalização deste Plano, mas sim um prazo para os municípios conseguirem apoio para o projeto. E, a única regra estabelecia na Lei n° 12305/2012 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos é que em 2014 encerram-se todos os lixões Brasil, penalizando os municípios que não tiverem aterro sanitário. 

“O Governo do Estado também está desenvolvendo o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, e não devemos pensar o Plano como uma obrigatoriedade, mas como parte de nossa sobrevivência”, salientou Lourival. 

Dentre as propostas que seguem na discussão popular, a Administração Municipal prevê um Plano que leve em consideração a educação ambiental e a sensibilidade social para a questão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas