RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Pnaic será lançado na próxima quinta em Três Lagoas

Em média, 140 professores do município participarão da Formação Contínua oferecida pelo programa

Por Arthur Freire/JP
18/04/2013 • 08h39
Compartilhar

Será lançado em Três Lagoas, no dia 18 de abril, o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com o objetivo de alfabetizar todas as crianças do 1º até o 3º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino. O projeto está sendo lançando neste mês em todo o território brasileiro e é um compromisso formal assumido entre governo federal, distrito federal, estados e municípios.

O programa consiste em garantir a devida alfabetização de crianças até os oito anos de idade. Isso será feito através das aulas com professores capacitados no processo de Formação Contínua, ministrado por orientadores de estudo com os quais cada município poderá contar.  As aulas de Formação Contínua serão realizadas um sábado por mês, com a duração total de dois anos.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, ao todo, o número de alunos que serão beneficiados através do PNAIC será de 4.309, durante os dois anos de atuação do Programa. Serão 1.280 alunos do 1º ano, 1.582 do 2º e 1.447 do 3º ano, todos do Ensino Fundamental I. 

Durante as aulas, os professores desenvolverão atividades práticas, com a utilização de textos, jogos e vídeos educativos, que serão oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), além da implantação em cada sala de aula de uma pequena biblioteca com acervo pedagógico.

Segundo Neuza Inácio, uma das 6 orientadoras de estudos do município, um dos principais objetivos do Pnaic é a educação inclusiva, atendendo a todas as crianças e garantindo o direito de aprendizagem. “Através da educação inclusiva, o Programa busca atender de maneira totalitária as crianças nessa faixa etária. É fundamental que até os oito anos de idade, as crianças já estejam alfabetizadas. Para isso, o governo está investindo em melhorias no aprendizado infantil. A implantação do programa é fundamental e será um marco na história da educação brasileira”, disse.

Em Três Lagoas, em média, 140 professores vão participar da capacitação de Formação Contínua. Ao término do curso, receberão certificados emitidos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Será oferecida aos professores participantes do curso uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200 mensais.

O lançamento do programa será na Câmara Municipal, a partir das 19h. A primeira aula será no dia 20, quando os seis grupos de professores que participarão da capacitação serão divididos em salas de aula do Campus I da UFMS, em Três Lagoas.

Todos os Diretores e especialistas em Educação da rede municipal de Ensino, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I, estão convidados a participar do lançamento do programa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas