Rádios On-line

Polícia Federal realiza operação no rio Paraná

Ação resultou na prisão de um rapaz e também na apreensão de pescado, embarcação e isca viva

1 MAR 2013 - 07h:50Por Arthur Freire/JP

Uma ação da Polícia Federal de Três Lagoas nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jupiá resultou na prisão de um jovem de 19 anos, e também na apreensão de 20 quilos de pescado, três embarcações, dois motores de popa, isca viva e petrechos de pesca como rede e tarrafa. A mobilização aconteceu nessa quarta-feira e contou com o trabalho de 10 policiais. 

De acordo com o delegado Daniel Coraça Júnior, o rapaz foi preso em flagrante, porém foi liberado após pagar fiança - o valor não foi divulgado. Mas informou que em determinados casos a pessoa pode ser presa em regime fechado por um período que varia de um a três anos.

Na operação, a polícia encontrou os 20 quilos de pescado já deteriorados num acampamento abandonado às margens do rio Paraná. O delegado acredita que no local havia cerca de 15 pessoas que fugiram antes mesmo de os policiais chegarem. “Acredito que os pescadores foram avisados da operação”, disse Coraça.

No fim da tarde de ontem, uma nova apreensão foi feita. De acordo com a PF, uma pessoa foi presa com 30 quilos de pescado, aproximadamente. O pescador estava praticando pesca subaquática.

Conforme Coraça, a mobilização foi realizada com o intuito de coibir a pesca nas proximidades da usina hidrelétrica, que é proibida mesmo fora do período de reprodução dos peixes (Piracema) – nos rios do Estado, a pesca foi liberada nesta semana. “A proibição é para garantir a segurança do pescador”, informou. E continuou: “A maioria dos pescadores não respeita a Piracema, e tal atitude contribui para escassez de peixes nos rios da região”, falou.

A embarcação utilizada na operação, segundo o delegado, pertence à delegacia de Corumbá. Entretanto, o equipamento vai ficar em Três Lagoas por período indeterminado. A equipe da Polícia Federal irá realizar várias operações com o intuito de combater a pesca predatória.

Deixe seu Comentário

RCN LIVE EUGENIO MUSSAK

TVC Canal 13