RÁDIOS
Três Lagoas, 16 de abril

Polícia Federal realiza operação no rio Paraná

Ação resultou na prisão de um rapaz e também na apreensão de pescado, embarcação e isca viva

Por Arthur Freire/JP
01/03/2013 • 07h50
Compartilhar

Uma ação da Polícia Federal de Três Lagoas nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jupiá resultou na prisão de um jovem de 19 anos, e também na apreensão de 20 quilos de pescado, três embarcações, dois motores de popa, isca viva e petrechos de pesca como rede e tarrafa. A mobilização aconteceu nessa quarta-feira e contou com o trabalho de 10 policiais. 

De acordo com o delegado Daniel Coraça Júnior, o rapaz foi preso em flagrante, porém foi liberado após pagar fiança - o valor não foi divulgado. Mas informou que em determinados casos a pessoa pode ser presa em regime fechado por um período que varia de um a três anos.

Na operação, a polícia encontrou os 20 quilos de pescado já deteriorados num acampamento abandonado às margens do rio Paraná. O delegado acredita que no local havia cerca de 15 pessoas que fugiram antes mesmo de os policiais chegarem. “Acredito que os pescadores foram avisados da operação”, disse Coraça.

No fim da tarde de ontem, uma nova apreensão foi feita. De acordo com a PF, uma pessoa foi presa com 30 quilos de pescado, aproximadamente. O pescador estava praticando pesca subaquática.

Conforme Coraça, a mobilização foi realizada com o intuito de coibir a pesca nas proximidades da usina hidrelétrica, que é proibida mesmo fora do período de reprodução dos peixes (Piracema) – nos rios do Estado, a pesca foi liberada nesta semana. “A proibição é para garantir a segurança do pescador”, informou. E continuou: “A maioria dos pescadores não respeita a Piracema, e tal atitude contribui para escassez de peixes nos rios da região”, falou.

A embarcação utilizada na operação, segundo o delegado, pertence à delegacia de Corumbá. Entretanto, o equipamento vai ficar em Três Lagoas por período indeterminado. A equipe da Polícia Federal irá realizar várias operações com o intuito de combater a pesca predatória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas