Rádios On-line

Policiamento será intensificado durante o Carnalegria

Média de 35 policiais militares fará segurança durante os quatro dias de folia no Parque de Exposições

30 JAN 2013 - 08h:41Por Arthur Freire/JP
Um centro de triagem do 2º Batalhão da Polícia Militar será implantado no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza durante os quatro dias de realização do Carnalegria 2013. De acordo com o major Élcio de Almeida, subcomandante da PM, a unidade móvel será utilizada como um local de checagem de dados e também para detenção de suspeitos. “Caso tenha alguma confusão no evento, os detidos serão retirados do local e levados para este posto, de onde poderão, ou não, ser encaminhados para a Polícia Civil”, explicou.

A operação da PM para o carnaval 2013 será divida em duas etapas. Segundo o subcomandante, a segurança dos foliões dentro do recinto será mantida por uma média de 30 a 40 policiais militares, além com a equipe de seguranças particulares – que será contratada pela Prefeitura. Enquanto isto, outros policiais serão responsáveis por ações preventivas no restante da cidade. Para conseguir atender a demanda,  o oficial explicou que o 2º Batalhão suspendeu as férias de todos os militares e também irá colocar na rua aqueles que, normalmente, atendem no setor administrativo da corporação. “No caso da PM, temos duas preocupações: a segurança no recinto onde acontecerá o carnaval e também a do restante da cidade, já que muitas pessoas viajam nesta época do ano. Mas, a nossa expectativa é manter a mesma tranquilidade registrada no carnaval do ano passado”, completou.

Entre os principais problemas a serem enfrentados pela Polícia Militar, está a embriaguez, que em muitos casos, resulta em brigas e agressões. No ano passado,  a operação Carnaval da PM resultou na abordagem de 568 pessoas e 284 veículos. Ao todo, 101 multas foram aplicadas durante os seis dias de folia. Destas, aproximadamente 30% estava relacionada à infração de conduzir sem habilitação – 28 multas nesse sentido foram aplicadas. 

Ainda durante os dias de ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e os policiais militares apreenderam uma arma de fogo, 240 gramas de maconha, 170 de cocaína e 30 de crack. 

O Carnalegria 2013 acontecerá entre os dias 9 e 12 de fevereiro. No dia 10, será realizado o desfile das escolas de samba de Três Lagoas. O evento, que acontecerá na avenida Rosário Congro, contará com a participação de três agremiações: Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, X-15 e Estação Primeira de Três Lagoas.  O major Élcio informou que a PM também marcará presença no evento. Entretanto, os detalhes sobre a segurança do desfile deverão ser acertados na próxima semana. 

Nesta semana, o Departamento Municipal de Cultura deu início à implantação da estrutura onde será realizado o evento. O local destinado aos foliões será coberto e também terá tendas na praça de alimentação. O objetivo, segundo a Prefeitura, é garantir maior comodidade dos convidados em caso de chuvas.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13