RÁDIOS
Três Lagoas, 17 de abril

População não colabora com a limpeza da cidade

Três Lagoas tem um aspecto de cidade suja em razão da quantidade de lixo que se encontra

Por Danilo Fiuza
29/08/2012 • 07h50
Compartilhar

Muitas pessoas questionam que Três Lagoas tem um aspecto de cidade suja em razão da quantidade de lixo que se encontra nas ruas. Entretanto, a própria população não colabora, não faz a sua parte, e tem o péssimo hábito de jogar lixo nas vias públicas. Além da terra e das folhas de árvores nas ruas, cujo recolhimento seria obrigação da empresa responsável pela varrição, o lixo recolhido acaba sendo maior e mais variado.


Apesar de não haver números, o gerente comercial da Organizações Unidas, empresa responsável pelo serviço de varrição, Luiz Valdir dos Santos Aguirre, disse que é comum os varredores recolherem garrafas pet, latinhas de alumínio, copos descartáveis, sacos plásticos, panfletos,  pedaços de madeira, entre outros materiais nas vias públicas. “As latinhas de alumínio os próprios funcionários catam para eles, mas os demais, que estão na guia de sarjeta, são recolhidos pela empresa”, destacou.

Na área central, Aguirre informou que é mais comum encontrar panfletos jogados nas vias. Nos bairros, é possível presenciar certa quantidade de terra nas ruas pavimentadas, em razão da falta de asfalto em outras, o que contribui para o assoreamento nas vias asfaltadas. De acordo com o gerente, 40% da cidade não recebe o serviço de varrição, pois o contrato entre a empresa e a Prefeitura não prevê que todas as ruas recebam o serviço.
Apesar disso, onde ocorre o serviço de limpeza, Aguirre entende que poderia haver uma melhor colaboração e compreensão por parte da população. “Se a pessoa não jogasse lixo na rua, ou pelo menos mantivesse a frente da sua casa limpa, contribuiria bastante para uma cidade mais limpa”, comentou.
Em Três Lagoas, é comum presenciar plaquinhas em vários terrenos com o seguinte aviso: “É proibido jogar lixo nesse local”. Porém, para algumas pessoas, é como se a advertência não existisse. Alguns moradores insistem em jogar lixo nos terrenos baldios. “Algumas pessoas entendem e colaboram. Em contrapartida, outras não fazem a sua parte. É uma questão de educação e cultura. É difícil”, frisou.

ÁREAS VERDES
A Organizações Unidas também realiza, através de outro contrato, a limpeza nas áreas verdes e praças da cidade. De acordo com o gerente comercial da empresa, também é comum se deparar com lixo jogado pela população.
O serviço de limpeza onde ocorre a feira livre, em Três Lagoas, também é de responsabilidade da empresa. Apesar dos tambores disponíveis no local, a quantidade de lixo esparramado na via é grande. “Após a feira de sábado, sempre retiramos um caminhão de lixo do local”, destacou.

ENTULHOS
Em relação a entulhos, entre outros materiais que são jogados em algumas vias, Aguirre informou que não é de responsabilidade da empresa recolhê-los. O serviço é feito pelo Departamento de Obras e Serviços (DOS) da Prefeitura.

De acordo com o diretor do DOS, Agamenon Alves de Oliveira, é comum encontrar sofás, pneus, entre outros tipos de materiais jogados nas vias públicas. (A.C.S.)
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas