Rádios On-line
7928

Pracinha e igreja de Santo Antônio continuarão fechadas por 15 dias

31 JUL 2012 - 09h:01Por Cláudio Pereira

 A pracinha e a Igreja de Antônio permanecerão fechadas por 15 dias ou mais. O fechamento do local deve-se a um trabalho de prospecção que uma equipe de historiadores está fazendo na igrejinha a fim de restaurá-la futuramente. Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, o trabalho de prospecção está sob a coordenação da arquiteta Isabel Nicolielo, que já desenvolveu serviços nessa área para a Unesco, na preservação de patrimônios históricos em Minas.

De acordo com a diretora, há algum tempo, o Departamento de Cultura vinha estudando a possibilidade de iniciar o processo de restauração da igreja, já que existem vazamentos e infiltrações no local, além da parte elétrica estar danificada. Após a igreja ter permanecido fechada em consequência do ato de vandalismo que ocorreu no mês de abril, o departamento entendeu que esse seria um bom momento para iniciar todo o processo para restaurar e preservar o local.

Vickie explicou que a população não tem tido acesso à pracinha e nem à igreja devido ao trabalho de prospecção que é realizado no local. “Esse é um trabalho muito minucioso, pois os restauradores descamam a parede até chegar à construção original. Para se ter uma ideia, foram constatados cinco tipos de pinturas na igrejinha”, esclareceu. Segundo ela, tanto o lado interno quanto externo da igrejinha estão com marcações, por esse motivo o local está fechado.

“Depois que foi colocado o gradil, o local ficou fechado justamente para que os especialistas pudessem desenvolver o trabalho necessário. E como existem várias marcações na igrejinha, entendemos que deve permanecer assim até que os trabalhos sejam concluídos, pois se alguma pessoa passar a mão nas numerações que foram feitas todo o trabalho pode ir por água abaixo”, justificou.

Dentro de 15 dias, segundo a diretora, a equipe deve entregar um relatório sobre a situação da igrejinha e como será feita a restauração. Nesse período, será feito um levantamento da parte física e da histórica, para posterior elaboração de um projeto de restauração da igreja. “Pelo menos por mais 15 dias o gradil continuará fechado. Temos que aguardar a conclusão do trabalho dos especialistas para podemos dizer quando o local poderá ser reaberto”, frisou.

GRADIL

De acordo com a diretora, a colocação do gradil no entorno da pracinha da igreja foi a solução encontrada pela Prefeitura e pelo bispo para combater a concentração de vândalos no local e, consequentemente, uma possível ação contra o patrimônio público como aconteceu no mês passado, quando arrombaram a igreja e furtaram seis microfones. “Esse foi um acordo que fizemos com o bispo para preservar o local, evitar novas invasões e possíveis depredações. Contudo, a igreja já estava fechada e só seria reaberta após um ato de purificação que deve ser feito no local em razão do ato de vandalismo”, comentou.

Após a conclusão de todo esse procedimento, Vickie disse que a intenção é de que o portão fique aberto durante o dia, para a visitação da população, e fechado à noite.

Deixe seu Comentário

JORNAL DO POVO

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
7300