Rádios On-line

Preços dos alugueis devem se manter estáveis em Três Lagoas

Índice Geral de Preços do Mercado apresentou uma alta de 0,49%, em dezembro, para 1,14%, em janeiro

28 JAN 2016 - 19h:02Por Ana Cristina Santos

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentou uma alta de 0,49%, em dezembro, para 1,14%, em janeiro. Essa variação é maior do que a registrada há um ano, quando o índice havia atingido 0,76%.

No acumulado dos 12 meses, a taxa aumentou 10,95%, segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de dezembro e 20 de janeiro. O índice acumulado é utilizado para o cálculo do reajuste do aluguel e de tarifas públicas, entre outros tipos de correção.

A alta nesse índice, segundo o presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Três Lagoas, Alberto Gusmão, não deve ser aplicada no preço do aluguel na cidade. “Esse índice é colocado em contrato para defender um preço mínimo do aluguel. Já há alguns anos, esse índice não tem sido aplicado na maioria dos alugueis, porque os proprietários preferem ficar com os imóveis alugados a correr o risco de subir, e perder o inquilino. Se a pessoa está pagando em dia, não é favorável aplicar esse índice”, comentou.

Segundo Gusmão, os imóveis alugados nos últimos dois anos em Três Lagoas, dificilmente deve sofrer acréscimo no valor dos alugueis. “Apenas imóveis que estão há muitos anos, cerca de oito anos, com o preço defasado, o que é muito difícil em Três Lagoas, talvez possa ter um reajuste. Agora, em relação aos imóveis que foram alugados nos últimos dois anos, dificilmente o proprietário vai conseguir aplicar o reajuste, tendo em vista que existe uma oferta de imóveis similares com preços mais acessíveis”, explicou.

O mesmo deve ocorrer em relação aos imóveis novos que estão fechados. “A tendência é que os proprietários abaixem os preços para conseguir alugar”, observou.

PROCURA

Em razão da ampliação das fábricas de celulose em Três Lagoas, em especial da Fibria, que já está em estágio mais avançado em relação ao projeto da Eldorado, Gusmão disse que houve um aumento na procura de imóveis para locação. Os preços dos alugueis, no entanto, segundo ele, continuam estáveis. “Como tinha muita oferta, a procura é regular. Não está extrapolando a oferta de imóveis que temos em Três Lagoas, por isso os preços estão estáveis”, frisou.

Em média, um imóvel residencial para locação em Três Lagoas pode ser encontrado por aproximadamente R$ 800. Já o preço médio do imóvel comercial, segundo Gusmão, varia em aproximadamente R$ 3,5 mil. “O Comercial depende muito do local e do imóvel”, comentou.

 

 

Deixe seu Comentário