RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Prefeita cria Secretaria de Governo para estabelecer ritmo à sua administração

Na reforma administrativa, implantada no segundo mandato, Marcia Moura determinou ?fazer a fila andar? nas respostas aos principais anseios da população

Por Divulgação
04/04/2013 • 16h44
Compartilhar

Ao criar a Secretaria Municipal de Governo, na reforma administrativa, implantada desde 1º de janeiro, início do segundo mandato de prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB) se propôs estabelecer nova dinâmica e ritmo à sua administração.

Por determinação da prefeita, ao nomear o experiente e competente Walmir Marques Arantes, formado em Administração (ex-secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral), para Secretário Municipal de Governo, a prefeita Marcia Moura determinou que se implantassem em sua administração ações concretas e esquema específico de trabalho, que resultassem em agilidade e quebra do rótulo de que são “travadas” as decisões e projetos da Administração Pública. 

“Nossa principal função, como secretário de Governo, é quebrar esse rótulo e preconceito, fazer a fila andar, dar nova dinâmica ao ritmo da administração da prefeita Marcia Moura, porque nossa população anseia por respostas concretas e existem situações que não podem esperar nem ser adiadas”, resumiu Walmir Arantes.

 

ATIVIDADES

Por essa e outras razões, entre as principais atividades da Secretaria Municipal de Governo, consta o seguinte: a formação de políticas públicas que assegurem a prestação de serviços à população, de forma regular, ágil e eficiente.

Para tanto, também é competência e atividade da Secretaria de Governo a formulação de propostas, sugestões e projetos que norteiem as ações do Poder Executivo. Por isso, se faz necessário que o secretário de Governo e sua equipe estabeleçam uma dinâmica constante de presença e relacionamento com os órgãos e pessoas de Governo Estadual e Federal, “visando recursos para projetos de desenvolvimento econômico e social”, consta na Lei de Reestruturação Administrativa.

Para a captação de recursos, principalmente de convênios com a União, o primeiro e principal passo é a apresentação de projetos. “Isso exige o cumprimento de uma série de detalhes técnicos, burocráticos e legais que irão viabilizar a aprovação desse projeto. O segundo passo é a mobilização, por vezes política, para acelerar e garantir a assinatura do convênio para a captação dos recursos específicos. Esse é o nosso trabalho”, informou Walmir Arantes.

 

RELACIONAMENTO

No âmbito municipal, a Secretaria de Governo é o principal elo de relacionamento da população, servidores, autoridades e vereadores com a prefeita Marcia Moura.

“A dinâmica da Administração Municipal exige mais tempo da prefeita Marcia Moura para viagens e contatos com o Governo do Estado, União e nossa Bancada Parlamentar em Brasília. Como prefeita de Três Lagoas, Marcia não pode prender-se somente ao seu Gabinete, mas marcar presença em importantes eventos municipais, estaduais e federais, que tragam resultados positivos para a nossa Três Lagoas”, explicou Walmir.

Também com o aumento do número de vereadores, de 10 para 17, “se faz necessário atender a todos, responder às Indicações e Requerimentos e manter o necessário diálogo democrático com o Poder Legislativo Municipal, principalmente quando do encaminhamento de Projetos de Leis, de interesse da Cidade”, observou o secretário de Governo.

“O vereador é o representante da população. Quando ele nos traz um pedido, através de Indicação e Requerimento, ele o faz em nome do povo que o elegeu. Por isso merece nossa atenção e nossa resposta”, comentou Walmir.

 

DECISÕES

O secretário de Governo ressaltou que “todas as decisões são encaminhadas à prefeita Marcia Moura. Como prefeita é ela que dá a última palavra e autorização para as nossas ações e decisões”, acentuou Walmir Arantes.

O “nosso papel é desafogar o trabalho da prefeita, porque seria praticamente inviável agendar tempo suficiente para atender a todos, como ela gostaria. Por outro lado, e é oportuno que se frise, a Secretaria Municipal de Governo não é uma ‘super-secretaria’, acima ou mais importante que as demais, mas é o elo entre todas as Secretarias e principalmente elo com a prefeita Marcia Moura”, concluiu Walmir Arantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas