RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Prefeito cria nova secretaria e nomeia advogado para o cargo

Após relação estremecida com os aliados na Câmara, prefeito cria secretaria para manter bom relacionamento com o Legislativo

Por Ana Cristina Santos
17/06/2017 • 09h04
Compartilhar

 Após relação estremecida com os aliados na Câmara de Vereadores, o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSDB), criou a Secretaria Geral e nomeou o advogado José Pereira para ser o elo entre Executivo e Legislativo e manter o bom relacionamento, necessário para governar com tranquilidade. 
A nova pasta foi criada por meio de um projeto de lei aprovado nesta semana na Câmara de Vereadores. Pereira era secretário de Finanças até fevereiro deste ano, quando deixou o cargo após desentendimento administrativo com o prefeito. Na época, classificou como “desentendimento de gestão”.

Em abril deste ano, o advogado assumiu a presidência do diretório do PSDB local. Agora, retorna à Prefeitura de Três Lagoas como secretário Geral. De acordo com o projeto, por meio da nova secretaria, o prefeito delegará ao titular da pasta, grande parte das atribuições burocráticas do gabinete, com assessoramento especializado, através de pareceres técnicos sobre atos da gestão administrativa. O secretário Geral também terá como atribuição o relacionamento com a Câmara de Vereadores. 

Conforme mensagem do prefeito, não foi criado cargo para atender a nova Secretaria. Apenas mudança de Assessor Especial, para secretário Geral.  O prefeito já havia antecipado na semana passada, em entrevista à rádio Cultura FM, que delegaria essa função burocrática ao advogado, que é seu amigo e de sua confiança.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pereira disse que assume a parte burocrática do gabinete, mas ordenamento de despesas continua a cargo de Guerreiro. A relação com o Legislativo, segundo o secretário, é muito importante para o Executivo e vai cumprir o que estabelece a Lei Orgânica do Município. “A aceitação do convite parte da minha amizade com o Guerreiro. Evidentemente, não poderia deixá-lo desamparado ou sem minha participação em seu governo, para ajudá-lo a tocar esse encargo que, embora nobre, exige muito das pessoas que ocupam a cadeira de prefeito”, disse Pereira em entrevista ao Jornal do Povo.

O advogado disse que vai buscar um relacionamento estreito e mais harmônico entre os poderes. “Sabedor que sou da Lei Orgânica, das obrigações do Poder Executivo com o Legislativo, e vice-versa ,  resolvemos assumir essas obrigações, e amparar o prefeito no sentido de cumprir a lei, em relação aso seus deveres com o Legislativo”, destacou.

De acordo com Pereira, Guerreiro gosta e faz questão de estar nas ruas, vistoriando as obras e acompanhando os serviços.  As atividades externas, segundo o advogado, tomam bastante tempo. Por isso, o prefeito resolveu criar essa secretaria para ter mais tempo de acompanhar as ações nas ruas. “Essa secretaria vem contribuir com o prefeito, desafogar e dar uma maior celeridade na burocracia que envolve o gabinete. Assim o prefeito terá mais tempo para realizar outras ações”, argumentou.

Ainda conforme o secretário, o prefeito tem tido um ritmo de trabalho muito extenso por conta da “burocracia do gabinete”, ultrapassando o limite do que, segundo ele, é razoável para alguém trabalhar por dia. “O prefeito chega a trabalhar 16 horas por dia”, disse Pereira.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas