RÁDIOS
Três Lagoas, 25 de abril

Prefeitura apura responsabilidade por três mil computadores parados

Sindicância aberta nesta semana apura porque desde 2012 mais de três mil netbooks não foram entregues para a Rede Municipal

Por Ana Cristina Santos
24/06/2017 • 10h50
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas abriu uma sindicância administrativa para apurar eventual irregularidade e responsabilidade funcional na compra e utilização de netbooks adquiridos no ano de 2012, na gestão da ex-prefeita Márcia Moura (PMDB).

Mais de três mil computadores foram adquiridos por meio do programa “Um computador por Aluno” (PROUCA), projeto do governo federal. Os computadores visavam atender aos alunos do 3° ao 9º ano das escolas municipais. 

A previsão era de que os estudos na Rede Municipal com o auxílio dos netebook’s tivessem iniciado no segundo semestre de 2012, uma vez que o convênio entre a prefeitura e Caixa Econômica Federal foi assinado em maio do mesmo ano. Ao todo, foram adquiridos 3.070 computadores portáteis pelo valor de R$ 1.056,632, 60. 

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois que os notebooks foram adquiridos, a administração passada viu a necessidade de adaptação na parte estrutural das escolas, como por exemplo, armários para guardar os computadores após o uso pelos alunos. Além disso, haveria a necessidade de adequação da rede elétrica e instalação de rede de internet nas escolas para que os computadores pudessem ser utilizados pelos alunos.

A administração passada foi encerrada, sem os computadores serem instalados nas escolas. A atual gestão municipal ao assumir, encontrou os computadores no almoxarifado da prefeitura.

De acordo com o secretário de Administração, Gilmar Tabone, a sindicância visa apurar de quem é a responsabilidade pelo projeto não ter sido colocado em prática. “Já sabemos que a empresa que foi contratada para implantar o projeto não concluiu a instalação de todos os equipamentos, como a configuração para que pudesse ser utilizado. Antes da sindicância a gente já tinha notificado a empresa para tratarmos das finalizações do projeto”, disse o secretário, ressaltando que a empresa não recebeu o recurso total, pois não finalizou o projeto. 
Pelo tempo em que os computadores foram adquiridos, Tabone disse que estão ultrapassados.

“Considerando que a tecnologia é acelerada, temos um equipamento muito ultrapassado. Por isso, estamos verificando junto com essa empresa se existe a possibilidade de se atualizar, reconfigurar esses equipamentos para que possamos implantar”, adiantou Tabone.
Ainda segundo o secretário de Administração, assim que a nova gestão assumiu a prefeitura, os computares foram distribuídos para a Rede Municipal de Educação, mas não pode ser feito a utilização por esse motivo.  

PROUCA

 É um programa do governo federal, que permite aos municípios financiar a aquisição de computadores para os alunos da rede pública. O objetivo do programa é promover a inclusão digital mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas