RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Prefeitura estuda instalação de Internet Comunitária

Acesso gratuito à população estará disponível, através de ?hotspot?, em locais públicos

Por Divulgação
26/12/2012 • 12h30
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Administração, por meio do seu Departamento de Informática, estuda o projeto de instalação de Internet Comunitária para 2013.

O projeto consiste na instalação de vários “hotspot” (do inglês hot, quente e spot, ponto), denominação dada aos locais onde serão instalados pontos, com a tecnologia Wi-Fi, disponível e gratuita para a população de Três Lagoas.
Esses pontos estarão disponíveis em locais públicos, como Unidades de Saúde, Escolas, Repartições da Administração Municipal e ainda em praças, ruas e avenidas de maior circulação de pessoas.

Nos grandes centros urbanos, essa tecnologia existe há anos e os “hotspots” são facilmente encontrados geralmente em locais públicos como lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e aeroportos onde é possível conectar-se à Internet utilizando qualquer computador portátil que esteja preparado para se comunicar em uma rede sem fio do tipo Wi-Fi.

A oferta deste serviço à população de Três Lagoas foi anunciada por  Marcia Moura (PMDB), na Campanha Eleitoral/2012, que resultou na sua reeleição para prefeita de Três Lagoas para o mandato de 2013 a 2016.

A execução deste projeto está incluída nas ações do Programa de Governo da prefeita Marcia Moura.
 
CPD
Além da manutenção de mais de mil computadores, incluindo os instalados nas Secretarias, Departamentos, Unidades de Saúde, Escolas Municipais e Programas Sociais, a Secretaria Municipal de Administração, por meio da equipe do Departamento de Informática, é também responsável pela segurança física e lógica do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura de Três Lagoas.

Sob a coordenação do servidor municipal, Alex Martins Silva, o Departamento de Informática conta com os serviços de uma equipe de seis técnicos e uma secretária atendente.
Cabe à equipe a manutenção técnica de todos os computadores, incluindo todos os periféricos, como explicou o coordenador do Departamento de Informática.

“Conto com reduzida, mas disposta  e dinâmica equipe de jovens técnicos em informática”, comentou Alex. “A Cidade é extensa e somos solicitados constantemente a dar assistência técnica em vários locais, onde se faz necessário”, observou.

“Parte dos problemas é solucionada aqui mesmo, através de atendimento remoto, mas quando a avaria é técnica, se faz necessário a presença de alguém da equipe”, explicou o coordenador.

Na pauta dos projetos internos do Departamento de Informática consta a  implantação da interligação online dos principais setores da Administração Municipal, através de fibra ótica e a nota fiscal eletrônica, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas