RÁDIOS
Três Lagoas, 23 de abril

Prefeitura não entrega plano de resíduos sólidos dentro do prazo

Plano poderia ter sido entregue desde 2010

Por Danilo Fiuza
14/08/2012 • 08h04
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas não entregou o plano municipal de destinação dos resíduos sólidos ao Ministério do Meio Ambiente, dentro do prazo estabelecido. Conforme estabelece a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no dia 2 de agosto venceu o prazo para a apresentação de novos projetos, propostas e credenciamento para receber recursos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os municípios que não apresentaram seus planos ficam impedidos de receber recursos federais.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, José Estevão, esse plano poderia ter sido entregue já em 2010. Entretanto, quando assumiu a secretaria, em abril deste ano, não encontrou nenhum termo de referência que tratava do assunto. A partir de então, elencou a elaboração do termo como prioridade, concluindo-o no mês passado. Com o termo em mãos, o secretário encaminhou-o para a Secretaria de Finanças a fim de que uma empresa especializada pudesse ser contratada para elaborar o plano de resíduos sólidos.

Estevão informou que não houve tempo hábil para a empresa elaborar o trabalho e entregá-lo dentro do prazo previsto. “Depois que foi concluído o termo de referência, tivemos que aguardar a licitação para definir a empresa que iria elaborar o projeto e isso já ocorreu no final de julho”, explicou. O secretário disse que o plano já começou a ser elaborado e será acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente. Dentro de três meses, a empresa deve concluí-lo.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário esclareceu que o munícipio não irá perder recursos, apenas deixará de ter o direito de pleitear dinheiro do governo federal disponível para a realização de empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos através de financiamento de crédito.

No entanto, ele disse que a Prefeitura de Três Lagoas não tem utilizado esse tipo de financiamento, pois as atividades executadas nessa área são realizadas com recursos próprios. “Enquanto o plano não estiver pronto, o município não pode utilizar recursos com essa finalidade, mas, a princípio, não utilizamos dessa fonte para conseguir recursos”, frisou.

De acordo com o secretário, o Ministério do Meio Ambiente já foi comunicado de que a Prefeitura está elaborando o plano de resíduos sólidos. “Precisamos fazer isso de uma forma bastante criteriosa, da maneira que a cidade precisa”, salientou. Ele destacou ainda que nesse plano vai conter diretrizes sobre a implantação da coleta seletiva no município.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas