RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Prefeitura quer sistematizar nomes de ruas e bairros

Apesar da Prefeitura e do IBGE terem aderido a essa nova denominação, ainda é comum as pessoas utilizarem os nomes antigos

Por Danilo Fiuza
31/08/2012 • 07h52
Compartilhar

Por lei, desde 2008, Três Lagoas passou a ter 33 bairros. Entretanto, é como se a cidade ainda tivesse mais de 100 loteamentos, os quais eram classificados como bairros. Apesar da Prefeitura e do IBGE terem aderido a essa nova denominação, ainda é comum as pessoas utilizarem os nomes antigos. Muitas correspondências, ainda são entregues com os endereços antigos.


Para o geógrafoOtony Ávila Ornellas, um dos responsáveis pela comissão que elaborou o projeto,é difícil em curto prazo mudar uma cultura que existe há anos. “É difícil reverter um costume de 60 anos. As pessoas estavam acostumadas em chamar os loteamentos de bairros”, comentou.

Ornellas disse que é preciso desenvolver uma campanha de divulgação, a fim de que as pessoas passem a assimilar que a cidade conta com apenas 33 bairros. Segundo ele, isso compete ao poder público, assim como as demais instituições e estabelecimentos de um modo geral, aadotarem nova nominação.

De acordo com o geógrafo, a Prefeitura tem projeto visando à implantação de placas indicativas nas avenidas, por exemplo, informando o nome dos bairros em determinadas regiões. “Todos os órgãos deveriam adotar essa nova denominação, bem como a proporia imprensa ao se referir o nome do bairro. Conforme as ações, a comunidade vai se moldando. Isso é uma questão de tempo”, frisou. Ele lembrou que, quando Três Lagoas passou a contar com novos prefixos de telefone- antes existia só o 3521- houve certa resistência por parte da população. Contudo, com o passar do tempo, as pessoas aceitaram a mudança. “No início, toda mudança gera uma insatisfação, mas com o tempo a população acostuma”, justificou.

PROJETO
 A discussão sobre a necessidade de redução no número de bairros em Três Lagoas começou em 2006, com a elaboração do Plano Diretor. Otony comentou que havia a necessidade da cidade se organizar em relação à questão de endereço. “Não foi uma coisa que a Prefeitura quis simplesmente mudar, mas havia a necessidade de uma organização”, salientou.


Na época foi criada uma comissão para analisar toda essa situação. Pelo levantamento foi constatado que Três Lagoas tinha 129 loteamentos que recebiam uma nominação. Entretanto, segundo explicou o geógrafo, a cidade passou a contar com bairros mesmo, a partir da aprovação desse projeto. “No registro do imóvel estará escrito o nome do loteamento, por exemplo, Vila Viana, que fica no bairro Vila Nova”, esclareceu. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas