RÁDIOS
Três Lagoas, 20 de abril

Prefeitura realiza estudo para definir implantação de Guarda Municipal

Implantação desse serviço foi assunto de uma reunião realizada nesta semana, entre vereadores e o comandante da Polícia Militar

Por Ana Cristina Santos
24/06/2017 • 07h47
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas realiza um estudo para verificar a possibilidade da implantação do serviço de guarda municipal na cidade. Segundo o chefe de gabinete do prefeito, tenente-coronel José Aparecido de Moraes, o serviço já está previsto em legislação municipal. Caso o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) entenda viável, o serviço seria efetivado.

A implantação da guarda municipal foi assunto de uma reunião realizada nesta semana, entre vereadores e o comandante da Polícia Militar de Três Lagoas, tente- coronel James Magno de Moraes. O estudo de implantação do serviço não é novo.  Em 2012, a Câmara de Vereadores autorizou o Executivo a estruturar e criar o órgão. A proposta foi apresentada em 2011 pelo então presidente do Legislativo, Jurandir da Cunha Viana, o Nuna, depois de uma audiência pública. O projeto foi aprovado e sancionado pelo Executivo.

O chefe de gabinete do prefeito disse que Três Lagoas, assim como muitos municípios, comportam uma guarda municipal. Cidades com mais de 50 mil habitantes, segundo o chefe de gabinete, podem ter um efetivo armado, como é o caso de Três Lagoas, com 115 mil habitantes. “Alguns municípios com menos de 50 mil habitantes também implantaram a guarda armada, mas é preciso ter autorização”, comentou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CUSTO

Moraes disse que só é possível saber o valor para efetivar o serviço após conclusão do estudo. “Temos que saber a quantidade de pessoas que vão trabalhar nesse serviço, a estrutura, enfim, só dá para saber depois de definir como funcionaria a guarda municipal”, disse o chefe de gabinete, que está responsável pelo estudo. Ele deixou o comando do Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas no final do ano passado para fazer parte da administração do prefeito Guerreiro.

O vereador Rialino defende a implantação da guarda municipal, pois entende que pode ser um instrumento a mais para ajudar no combate a criminalidade. “Diante do crescimento da nossa cidade, seria importante para auxiliar na questão da segurança pública. Entendo que não é só obrigação do Estado, o município também tem um papel importante para ajudar nessa questão da segurança pública”, disse. 

O tente- coronel James Magno de Moraes disse que a guarda municipal pode ser aliada da Polícia Militar. “Se trabalharmos em conjunto funciona bem. A guarda municipal auxilia muito, inclusive no trânsito. A violência no trânsito é sempre alta, principalmente em uma cidade como Três Lagoas que uma frota de veículos quase igual ao número de habitantes. Pode ajudar também nas questões preventivas, nas escolas, prédios públicos, enfim, onde a guarda municipal está presente auxilia muito”, disse o comandante da Polícia Militar.

No final do ano passado, durante reunião com representantes de diversos segmentos da sociedade, Guerreiro disse seria importante analisar a possibilidade de implantação do serviço, que foi bem aceito pelos presentes na reunião. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas