RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Prefeitura vai construir cerca de 400 moradias em área da antiga ferrovia

Prefeito Ângelo Guerreiro disse que, no máximo, em 60 dias, áreas que pertenciam à antiga Rede Ferroviária serão do município

Por Ana Cristina Santos
27/05/2017 • 08h15
Compartilhar

A Prefeitura de Três Lagoas em parceria com o governo federal vai construir cerca de 400 moradias, através do Programa Minha Casa, Mina Vida, em uma área que pertencia à ferrovia, hoje de propriedade da União, no bairro Santa Terezinha. O prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) disse ao Jornal do Povo que, no máximo, em 60 dias, deve ser homologado o acordo de cedência dessas áreas que pertenciam à antiga Rede Ferroviária do Brasil.

Nesta semana, o prefeito se reuniu mais uma vez com representante do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), para tratar da cedências dessas áreas. As tratativas entre o prefeito e o Dnit iniciaram no começo de abril, quando Guerreiro esteve na sede do órgão, em Brasília, discutindo sobre o assunto.

Guerreiro disse que houve uma evolução nas conversas, inclusive, já recebeu a minuta do Termo de Compromisso que estabelece as regras de cessão dos imóveis. “Dentro de 30 e 60 dias, esse acordo estará homologado e publicado em Diário Oficial. Isso é um avanço muito grande para o município”, destacou o prefeito.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ângelo explicou que o governo federal estabelece a construção de moradias de interesse social em parte dessas áreas. Para a construção das casas, o prefeito disse que o processo é bem mais rápido. As unidades serão construídas na região onde se encontra a escola Funlec. Embora façam parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, as moradias terão padrão um pouco diferenciado das casas populares já entregues na cidade, porque visam atender o público com rendimento familiar um pouco maior. A cota de unidades habitacionais que o município tinha direito para atender famílias com rendimento mensal de até R$ 1,8 mil, se esgotou.

A partir de agora, para Três Lagoas, conforme as regras do programa, as unidades visam atender famílias com rendimento acima de R$ 1,8 mil. Segundo o prefeito, as empresas que trabalham com esse tipo de construção já foram comunicadas. Uma, inclusive, já esteve no local analisando a área. Guerreiro disse que o projeto deve ser iniciado ainda este ano. “Ano que vem é ano eleitoral e, dificilmente tem liberação de recursos, então temos que ter agilidade no processo”, frisou.

PREFEITURA


Guerreiro informou ainda que uma área com um quarteirão e meio foi reservada nas proximidades da Polícia Militar para a construção da sede própria da prefeitura. O prefeito anunciou ainda que uma área será destinada para a Feira Livre, que terá um espaço coberto, com a infraestrutura necessária. Além disso, informou que a negociação da cedência do prédio da antiga Estação Ferroviária para o município, já está 90% acertado.

Ao todo, segundo o prefeito, foram solicitados “19 pontos” de uma extensão com 14 quilômetros de área. Já está em negociação também a área de servidão dos trilhos, que é de responsabilidade da América Latina Logística (ALL). “O processo para retirar esses trilhos fica mais rápido para o município do que esperar pela empresa. Temos que aproveitar esse processo para resolver essa situação de uma vez”, destacou o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas