Definir Três Lagoas como sua cidade padrão?

Sim Não
Rádios On-line
8515
Território Teen

Presidiários de Três Lagoas fabricam cadeiras de rodas

4 DEZ 2008 - 07h:00Por Redação

Celebrado ontem (3), o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” serve para que o mundo inteiro volte os olhos para aqueles que vivem com algum tipo de limitação física ou mental. E dentro desse o contexto, o Estabelecimento Penal de Três lagoas tem contribuído com a fabricação de cadeiras de rodas que são distribuídas a pessoas carentes de todo o Estado.

O projeto é intitulado “Liberdade sobre Rodas”, nome bem sugestivo, já que a iniciativa traz inclusão não só para os que recebem as cadeiras de rodas, mas também para os internos que as confeccionam, pois além de oferecer qualidade de vida para portadores de deficiência, atua significativamente no processo de ressocialização.

O trabalho – que acontece por meio de uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), a Justiça Estadual e o Conselho da Comunidade de Três Lagoas – utiliza como matéria-prima bicicletas velhas provenientes de doações, como a feita pelos Correios, ou mesmo fruto de apreensões da Polícia Civil. “É a verdadeira transformação do velho pelo novo”, ressalta o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, que vê no “Liberdade sobre Rodas”, uma ferramenta importante na busca pela reinserção social.

O projeto existe desde maio deste ano e já distribuiu cerca de 50 cadeiras de rodas para todo o Estado, sempre em caráter de doação. De acordo com o diretor do Estabelecimento Penal de Três Lagoas (EPTL), Sílvio Rodrigues, atualmente seis reeducandos estão trabalhando na produção. “Mas para o ano que vem pretendemos voltar a ocupar a mão-de-obra de cerca de doze internos, como no começo”, garante o diretor.

Os internos que trabalham na confecção das cadeiras são beneficiados com a remição de pena: um dia a menos de pena para cada três dias trabalhados. Além disso, o trabalho oferece uma nova especialização aos trabalhadores, ajudando na inserção ao mercado de trabalho, que geralmente é dificultada pelo preconceito da sociedade.

Deixe seu Comentário

TVC Canal 13

Ver Todos os Programas da TVC
Dá Negócio
6864